ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

“Pantanal em alerta” identificou 333 fazendas potencialmente vulneráveis ao fogo

Objetivo do projeto é evitar tragédia como a do ano passado, que devastou 1/3 do bioma

Lucia Morel | 11/07/2021 07:39
Avião sobrevoa região na tentativa de amenizar fogo no Pantanal. (Foto: Arquivo)
Avião sobrevoa região na tentativa de amenizar fogo no Pantanal. (Foto: Arquivo)

O projeto “Pantanal em alerta” do Ministério Público de Mato Grosso do Sul identificou 333 propriedades rurais onde a ocorrência de fogo é mais possível de ocorrer e começou a atuar junto aos proprietários para ajudarem na prevenção às queimadas no bioma que teve 1/3 de seu território atingido pelas chamas no ano passado.

Dessas fazendas, esmagadora maioria – 262 – estão na cidade de Corumbá e as demais em Aquidauana, Coxim, Miranda, Rio Verde de MT, Sonora e Porto Murtinho. Elas foram identificadas através do Nugeo (Núcleo de Geotecnologias) do MPMS como potencialmente passíveis de fogo por algumas características.

A primeira delas é a probabilidade de acúmulo de biomassa (vegetação seca que pode pagar fogo com facilidade), seguida pelas áreas identificadas como recorrentes na ocorrência de queimadas no período em que são proibidas e ainda, aquelas onde foi registrado início de processo de queimada, também quando estas estavam impedidas.

Fogo na região no Banhado do Rio da Prata iniciado esta semana (Foto/Divulgação: CBMS)
Fogo na região no Banhado do Rio da Prata iniciado esta semana (Foto/Divulgação: CBMS)

O último grupo de fazendas selecionadas para o projeto são as que fazem divisa com unidades de conservação localizadas no Pantanal, sejam elas estaduais ou federais.

Todas elas passarão por orientações para ajudar na prevenção ao fogo e também, num segundo momento, participarão com a formação de brigadas internas que farão o trabalho de primeiros socorros em casos de incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros ou outros grupos responsáveis.

Bombeiros combatem incêndio na região entre Jardim e Bonito (Foto/Divulgação: CBMS)
Bombeiros combatem incêndio na região entre Jardim e Bonito (Foto/Divulgação: CBMS)

Os trabalhos começaram no mês passado e a primeira etapa será notificar todos os proprietários rurais identificados para apresentação e participação em programas preventivos em relação às queimadas.

Na segunda fase será realizado um cadastro para formação de brigadas particulares, o que atenderia ainda mais o aspecto preventivo do Projeto “Pantanal em Alerta". Treinamentos de combate a incêndios já foram iniciados pelos bombeiros na região.

Nos siga no Google Notícias