ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Passados quatro meses, fogo continua "nascendo" no chão em mata no Silvia Regina

Laudo consta que a entrada de oxigênio nas rachaduras do solo em contato com folhas causam os incêndios

Mirian Machado | 05/09/2021 12:00
Fumaça saindo da terra. (Foto: Kísie Ainoã) 
Fumaça saindo da terra. (Foto: Kísie Ainoã) 

Há pelo menos 4 meses, o incêndio subterrâneo em meio a mata nativa às margens da Avenida João Júlio Dittmar continua e preocupa moradores no Bairro Silvia Regina, em Campo Grande. À reportagem, moradores apresentaram um laudo da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que detalha a análise feita no local e sugere que sejam acionadas instituições de pesquisa para um estudo e diagnóstico da situação.

Em julho, o Campo Grande News noticiou que o fogo surge debaixo do solo e além de queimar a vegetação, tem derrubado árvores, porém a situação que já durava dois meses, não teve solução ainda.

Em vídeo, era possível ver uma rachadura no solo e de lá, uma fumaça saindo. Assim seguem outros pontos na mesma região.

Morador do bairro, Gino Dolores, de 46 anos, contou que a preocupação já dura anos e já tentou com vários órgãos públicos uma solução. A área queimada já percorreu mais de 100 metros da avenida. “É triste e preocupante. A gente vê animais correndo do fogo, cutia, quati e nada para resolver”, reclamou Dolores.

Durante vistoria da Semadur no mês julho, foi constatado que no local, há grande quantidade de formigueiros, o que facilita a aeração das camadas mais profundas do solo, assim como a entrada de matéria orgânica como galhos e folhas das árvores e com as raízes superficiais facilita a entrada de oxigênio. “A combinação desses fatores pode favorecer a ocorrência de incêndios subterrâneos”, diz o laudo.

“Esse tipo de incêndio é complicado de combater, pois o fogo desce para a raiz da árvore e fica invisível”, explicou na época o tenente coronel Ednilson Queiroz da PMA (Polícia Militar Ambiental).

O relatório da Semadur sugere a realização de um estudo mais detalhado na área.

Gino Dolores, de 46 anos, morador do Silvia Regina diz que preocupação já dura anos. (Foto: Kísie Ainoã)
Gino Dolores, de 46 anos, morador do Silvia Regina diz que preocupação já dura anos. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias