ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Brasa que "brota" do chão intriga moradores de bairro da Capital

O fenômeno é chamado de incêndio subterrâneo e já dura dois meses no local

Mariely Barros | 21/07/2021 13:35


“Fumaça misteriosa” em área verde tem atraído curiosos e preocupado moradores do Bairro Silvia Regina, na região oeste de Campo Grande. O fenômeno chamado incêndio subterrâneo já dura há dois meses e tem provocado a queda de árvores nativas e espantando os animais silvestres que moram no local.

Cida Mota, de 50 anos, é aposentada e foi uma das primeiras vizinhas a questionar a fumaça incessante do terreno. “É um cheiro de fumaça dia e noite aqui em casa, de noite piora”, comenta. O odor de queimado tem atrapalhado a rotina da casa. Segundo a mulher, é impossível estender roupas no varal sem elas ficarem fedendo.

Ela e marido moram de esquina com a área verde que fica na Avenida João Júlio Dittmar. Curiosa, ela foi até o local e para sua surpresa encontrou as raízes das árvores em brasa e muita fumaça saindo de buracos no solo. “Eu levei um susto, nunca tinha visto isso na minha vida, a terra está pegando fogo”, explica.

A descoberta de Cida se espalhou e segundo ela, muitos curiosos de fora do bairro estão indo até o local ver e fotografar. Durante a tarde de sexta-feira (16), o fogo ficou alto e o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o controle das chamas.

O problema é que mesmo que as chamas não estejam aparentes, a fumaça continua saindo do solo. Gino Dolores, de 44 anos, é esposo de Cida e também está cuidando da área. “Hoje eu fui lá ver se o fogo estava aumentando, mas quase não dá para ficar pois é muito quente", conta.

O tenente-coronel Ednilson Queiroz, da PMA (Polícia Militar Ambiental) , explicou que o fenômeno acontece em solos especiais devido a grande quantidade de material orgânico e oxigênio embaixo da terra.  “Esse tipo de incêndio é complicado de combater, pois o fogo desce para a raiz da árvore e fica invisível”, explica.

Docente do curso de geografia da UFMS (Universidade Federal do Mato do Sul), Elisa Freitas explica que esse tipo de incêndio pode durar dias, e até mesmo meses dependendo da quantidade de material orgânico disponível no solo. "Este tipo de incêndio é normal e pode se potencializar em terrenos próximos de lixões".

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias