ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Passando fome, jacarés são socorridos com carne doada no Pantanal

Grupo de especialistas conseguiu vísceras e pelanca com frigorífico e supermercado de Corumbá

Caroline Maldonado | 28/07/2022 11:02


Jacarés extremamente fracos e magros, por falta de alimentos e água no Pantanal, foram socorridos pelo Gretap MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), depois que integrantes viram a publicação do Campo Grande News da última sexta-feira (22), em que morador da região expôs a situação. Mais de 60 animais foram alimentados com 300 quilos de vísceras e pelanca doadas por um frigorífico e um supermercado de Corumbá, a 428 quilômetros da Capital.

Os répteis estavam em uma poça de água mantida pelo proprietário e funcionários da fazenda Sagrado. Quando a equipe chegou com o alimento, alguns já tinham seguido a rota à procura de água. A proteína recebeu suplementação que dará aos jacarés força para continuar o trajeto.

A médica veterinária, bióloga e professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Paula Helena Santa Rita, fez parte da operação.

“Um jacaré adulto chega a 30 quilos. Os que encontramos lá estavam caquéticos, com menos da metade do peso. O mais pesado possuía cerca de 12 quilos. O dono da propriedade já estava pensando em carnear uma vaca para alimentá-los. É uma ajuda paliativa, um grão de areia, porque há muitos animais nessa mesma migração, buscando água no Pantanal”, detalha Paula.

Médica veterinária, bióloga e professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Paula Helena Santa Rita. (Foto: Divulgação)
Médica veterinária, bióloga e professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Paula Helena Santa Rita. (Foto: Divulgação)

O grupo forneceu alimento também a um grupo de jacarés que estava num rio próximo a região da Curva do Leque. A veterinária conta que os moradores têm se esforçado para dar socorro aos animais que vão surgindo na migração em busca de água.

“A postura da população local está sendo muito importante. Estão bem preocupados. Os pantaneiros que viveram a vida toda ali nunca viram situação como essa”, comenta Paula, sobre a seca e as queimadas que se agravam cada vez mais desde o ano de 2020.

Jacarés recebendo alimento de integrantes do Gretap MS. (Foto: Reprodução/Gretap MS)
Jacarés recebendo alimento de integrantes do Gretap MS. (Foto: Reprodução/Gretap MS)

A veterinária explica que não é o caso de transportar os jacarés para outra região, porque eles estão fazendo a migração para locais com água por conta própria. O que se pode fazer é dar esse suporte com alimentação para que os animais tenham forças para seguir em frente.

O Gretap MS é constituído por 12 instituições do Governo do Estado e não-governamentais. Participaram da operação para alimentar os jacarés, a UCDB, o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o Corpo de Bombeiros Militar e a PMA (Polícia Militar Ambiental).

O grupo está à procura de doações para fazer nova viagem à fazenda com alimentos para os jacarés que passam pela região. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com o Biotério UCDB pelo telefone 3312-3688 ou com o Corumbá IHP pelo 3232-3303.

O vídeo abaixo mostra a situação dos animais na semana passada, numa poça de lama, próximo a um bebedouro de gado, onde o proprietário mantinha água por bombeamento.


Nos siga no Google Notícias