ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Pesquisadora com projeto em MS é a única do país a ganhar prêmio de conservação

Patrícia Medici é uma das cinco mulheres do mundo a receber o Women of Discovery Award

Por Gabriela Couto | 03/05/2024 12:35
Pesquisadora em ação: Patrícia Medici coletando material para análise após captura de indivíduo (Foto: João Marcos Rosa)
Pesquisadora em ação: Patrícia Medici coletando material para análise após captura de indivíduo (Foto: João Marcos Rosa)

A pesquisadora Patrícia Medici ganhou o prêmio Women of Discovery Award, da WINGS WorldQuest, que homenageou na edição deste ano apenas cinco mulheres do mundo inteiro pelo trabalho de conservação realizado no planeta.

Coordenadora da INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), projeto do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), ela será a única brasileira a receber o prêmio internacional entregue para pioneiras em estudos da vida silvestre. O projeto de Patrícia tem sede em Campo Grande e atua em dois biomas de Mato Grosso do Sul: Cerrado e Pantanal.

A WINGS World Quest é uma organização sem fins lucrativos que financia e potencializa as pesquisas de mulheres visionárias ao redor do mundo.

Pesquisadora durante palestra para educação ambiental e conservação da espécie (Foto: Victor Sanches)
Pesquisadora durante palestra para educação ambiental e conservação da espécie (Foto: Victor Sanches)

Com a premiação, Patrícia Medici se torna ‘fellow da WINGS’ e passa a compor uma comunidade de mais de 100 mulheres cientistas e conservacionistas que já foram premiadas desde 2003. O hall de premiadas pela WINGS é formado por grandes nomes da conservação, como Jane Goodall e Sylvia Earle.

Com o título, Patrícia e sua equipe poderão levar a mensagem da causa da conservação da anta-brasileira para novas esferas e por isso é uma conquista tão importante. "A premiação Women of Discovery do WINGS é extremamente prestigiosa! É uma organização que trabalha fortemente para empoderar a atuação das mulheres no mundo da pesquisa e conservação da natureza. Existe todo o prestígio associado a ser parte desse seleto grupo e uma contribuição financeira que vem junto com a premiação, no valor de 20 mil dólares, para fortalecer nossos esforços de conservação da anta no Brasil”, comemorou.

Em campo, pesquisadora usando rádio de comunicação para liderar equipes (Foto: Victor Sanches)
Em campo, pesquisadora usando rádio de comunicação para liderar equipes (Foto: Victor Sanches)

Para ela, o prêmio dará a oportunidade de alcançar novos públicos, tais como as pessoas que estarão presentes na premiação em Nova Iorque, em outubro. “Também, é uma oportunidade de falar, aqui no Brasil, sobre a anta ganhando mais um prêmio e com isso destacar a importância da conservação da espécie".

Além de Patrícia Medici, três pesquisadoras brasileiras fazem parte da comunidade WINGS: Juliana Machado Ferreira, Daphne Soares e Rasaly Lopes. A cerimônia de premiação do Women of Discovery 2024 será realizada em Nova Iorque, no dia 24 de outubro de 2024.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias