ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Pesquisadora há 3 décadas, "doutora em jacarés" avaliará situação no Pantanal

Zilca Campos é da Embrapa Pantanal e tem mestrado e doutorado sobre os animais típicos da região

Marta Ferreira | 18/11/2020 16:30
Àrea alagada secou e os jacarés disputam o que restou da água. (Foto: Reprodução do vídeo)
Àrea alagada secou e os jacarés disputam o que restou da água. (Foto: Reprodução do vídeo)

Especialista em “Caiman crocodilus yacare”, nome científico do jacaré do Pantanal, a pesquisadora Zilca Campos foi ver de perto a situação dos animais na região da Nhecolândia, em Mato Grosso do Sul. Vídeo foi divulgado ontem aqui no Campo Grande News,  mostrando mar de jacarés disputando espaço na água em meio a açude quase seco.

A cena foi filmada por um pantaneiro, impressionado com situação inédita até para ele, acostumado ao convívio com a fauna típica da região.

Na imagem, os bichos quase não se movimentam, como reflexo natural para economizar energia. Ao redor, o gado muge. Segundo o narrador, é de fome.

Diante da situação, Zilca parou outra pesquisa sobre jacarés em andamento para ir analisar a situação na fazenda Palmeirinha.

A informação obtida pela reportagem é que ela tem previsão de retornar ainda hoje e apresentar a avaliação sobre o que está ocorrendo. Zilca viajou a partir da base da Embrapa na localidade de Nhumirim, mais próxima da Nhecolândia.

A pesquisadora Zilca, especializada em jacarés. (Foto: Divulgação)
A pesquisadora Zilca, especializada em jacarés. (Foto: Divulgação)

Quem é - Zilca Campos é pesquisadora da Embrapa há 31 anos. Ela fez mestrado e doutorado dedicados a estudos sobre os jacarés do Pantanal.

O registro foi feito 20 dias após a última chuva forte registrada em Corumbá. Em novembro choveu apenas 7,4mm  segundo a informação do meteorologista Natálio Abrahão.

De acordo com ele, desde 1973 não há uma seca tão severa. Neste ano, a planície pantaneira teve incêndios que destruíram mais de 4 milhões de hectares.



Nos siga no Google Notícias