ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Pesquisadores farão visita técnica à estação de esgoto da Capital

Nyelder Rodrigues | 24/05/2017 20:59

Profissionais e estudantes da área de Engenharia Sanitária e Ambiental participam nesta sexta-feira (26) de uma visita ao ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Los Angeles, em Campo Grande, como parte das atividades do 3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, evento que conta com apoio da Águas Guariroba.

A visita acontece às 10h e mostrará toda estrutura do local, mais especificamente o wetland piloto instalado na estação. O simpósio é realizado desde terça-feira (23) na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Águas, Fernando Henrique Garayo, o wetland, também conhecido como método de banhados construídos, se utiliza de plantas aquáticas, chamadas de macrófitas, e um sistema filtrante para tratar o efluente.

"Na ETE Los Angeles temos um dos maiores wetlands construídos ativos da cidade. Normalmente, este sistema é utilizado em comunidades rurais e locais com baixa e média vazão de esgoto. O que temos em nossa estação é um modelo piloto utilizado como tratamento terciário, ou seja, para o polimento do efluente", explica Garayo.

Simpósio - O evento tem o objetivo de fortalecer a atuação dos grupos de pesquisa na área de wetlands construídos e consolidar a troca de experiências entre as universidades brasileiras e internacionais, profissionais liberais, empresas ligadas ao ramo da Engenharia Sanitária e Ambiental e ONGs que desenvolvem estudos na área.

Entre os palestrantes do simpósio, a Águas Guariroba trará a participação do professor Marcos Von Sperling, professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), uma das referências em esgotamento sanitário no Brasil. A palestra acontece na quinta-feira (25), às 9h, na UCDB.

Nos siga no Google Notícias