ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Polícia ambiental começa Operação Finados com foco na pesca predatória

Além disso, também serão combatidos o tráfico de animais, desmatamento e carvoarias irregulares, transporte ilegal de produtos perigosos e todos os crimes contra a fauna e flora

Guilherme Henri | 30/10/2018 15:00
Policiais militares ambientais apreendendo rede de pesca em rio de MS (Foto: Divulgação/ PMA)
Policiais militares ambientais apreendendo rede de pesca em rio de MS (Foto: Divulgação/ PMA)

Com 364 policiais, a PMA (Polícia Militar Ambiental) começa às 0h desta quarta-feira (31) a “Operação Dia de Finados” com foco de combater a pesca predatória nos rios de Mato Grosso do Sul. Além disso, também serão combatidos o tráfico de animais, desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, transporte ilegal de produtos perigosos e todos os crimes contra a fauna e flora.

Segundo divulgado pela PMA, a subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba intensificarão a fiscalização, a partir de amanhã (31) no leito dos rios, onde a pesca fecha no dia 1º.

As subunidades de Cassilândia e Aparecida do Taboado desenvolverão fiscalização com maior atenção aos rios Paranaíba e Aporé, mas também com responsabilidades aos trechos do rio Paraná e aos rios de ambas as bacias, onde a pesca só fecha meia noite do dia 4.

Já as subunidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Naviraí, Porto Primavera, do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Naviraí e Mundo Novo intensificarão a fiscalização no leito do rio Paraná, onde o período de defeso começa às 0h de quinta-feira (1º), mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca só fecha meia noite do dia 4, com o objetivo de evitar a pesca predatória.

Durante esta operação, atenção especial também terá o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Só neste ano já foram apreendidos 141 papagaios no Estado.

Ano Passado - Durante a operação Dia de Finados de 2017, foram 14 pessoas autuadas por pesca, sendo oito presas por pesca ilegal e seis foram autuadas multadas por pescar sem a licença. Foram apreendidos 157 kg de pescado, além de oito barcos e seis motores de popa.

Nos siga no Google Notícias