ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Policiais recebem capacitação para atuar na proteção ambiental

Priscilla Peres | 27/11/2014 13:36
Militares participaram de curso teórico e prático no Pantanal. (Foto: Bolivar Porto/IHP)
Militares participaram de curso teórico e prático no Pantanal. (Foto: Bolivar Porto/IHP)

Curso de qualificação sobre conservação da natureza realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul teve como objetivo capacitar militares para atuar de forma a proteger o Meio Ambiente. Dessa forma, o perfil dos PMAs (Policiais Militares Ambientais) expandiram seus conhecimentos e a proteção dos biomas brasileiros.

Participaram da 12ª edição do curso “Estratégias para a Conservação da Natureza”, nos dias 14 e 22 de novembro, policiais ambientais de vários estados do país e teve aulas teóricas e práticas realizadas no Pantanal. O aprimoramento técnico incluiu metodologias educacionais de preservação e conscientização.

“A educação ambiental desenvolvida pela Polícia Ambiental torna-se hoje muito mais preocupada com a formação do sujeito ecológico, numa perspectiva conservacionista, ante o caráter informativo de fortemente repressivo, para uma atuação preventiva com conhecimento técnico”, afirma o coronel Ângelo Rabelo, ex-comandante da PMA/MS e fundador do Instituto Homem Pantaneiro. Segundo ele, a repercussão positiva que o curso acumulou ao longo dos anos foi determinante para esse processo de transformações.

Um dos primeiros resultados da mudança de pensamento foi a criação da Guarda Ambiental Nacional, pelo governo federal, em 2008, e na atualidade a PMA passar a ter papel estratégico e relevante na conservação dos biomas e, sobretudo, na proteção e controle das bacias hidrográficas. Em alguns estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, as unidades da PMA estão se instalando dentro das reservas e parques.

“Com a crise hídrica em algumas regiões, como São Paulo e o Nordeste, diante da pressão humana nos centros urbanos, a PMA passa a ser um ator efetivo do processo de recuperação e proteção das últimas manchas de nascentes”, observa Rabelo.

Em Mato Grosso do Sul, a PMA tem um exemplo prático da importância na formação de uma força ecológica com outras instituições. A unidade de Corumbá desenvolve um trabalho de fiscalização eficiente no Rio Paraguai, entre a cidade e o Parque Nacional do Pantanal, com o apoio logístico da Rede de Conservação da Serra do Amolar. De Janeiro a novembro, a PMA apreendeu nesta região remota e de fronteira 553 quilos de pescado, abordou 117 pessoas e fiscalizou 47 embarcações de pesca.

Nos siga no Google Notícias