ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Porto Murtinho figura na lista dos campeões do desmatamento no Cerrado

Fernando da Mata | 27/03/2012 08:49

Entre 2009 e 2010, município sul-mato-grossense foi um dos 53 que desmatou mais de 25 km² do bioma

Porto Murtinho está entre os 53 municípios brasileiros que mais desmataram o Cerrado entre 2009 e 2010, de acordo com portaria do MMA (Ministério do Meio Ambiente) publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (26).

Por isso, eles são prioritários para o PPCerrado (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado), que prevê medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e controle para reduzir as taxas.

Segundo o MMA, no período, esses municípios desmataram área superior a 25 km² e possuam, em seu território, mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.

Levantamentos feitos com base em imagens de satélite apontam que os 53 municípios representam apenas 4% do total no bioma, entretanto são responsáveis por 44,7% de toda a área desmatada no período.

Conforme o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, isso significa que o corte do bioma é relativamente concentrado em poucas áreas.

A publicação da lista orientará, de agora em diante, as ações das três esferas de governo. O objetivo é, de um lado, diminuir o ritmo das motosserras e dos correntões e, de outro, promover novas atividades econômicas que valorizem a manutenção do Cerrado em pé, que produzam mais e com menos áreas abertas. A expectativa, de acordo com Pires, é que os planos governamentais, como o da Agricultura de Baixo Carbono (ABC), sejam direcionados para apoiar os municípios na agenda da sustentabilidade.

Dentro do PPCerrado, estão em andamento pelo MMA estão a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do Cerrado e o Cadastro Ambiental Rural. Além disso, existem propostas de ampliação do número de Unidades de Conservação para o Bioma em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.

Campeões no desmatamento - Segundo o MMA, o Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista de prioridades. No período apurado, 20 unidades federadas desmataram área superior a 25 km².

Bahia e Tocantins vêm em seguida com oito e o Piauí, com seis, ocupa o terceiro lugar.

Veja a lista completa por estado:

- Bahia: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério;

- Goiás: Caiapônia, Cristalina e Crixás;

- Maranhão: Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano Santos e Vargem Grande;

- Mato Grosso: Água Boa, Cocalinho, Paranatinga e Rosário Oeste;

- Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho;

- Minas Gerais: Buritizeiro e João Pinheiro;

- Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí;

- Tocantins: Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium, Santa Rita do Tocantins.

Nos siga no Google Notícias