ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Prazo para apresentar propostas de destinação de embalanagens termina em outubro

Por Priscilla Peres | 20/09/2016 12:11

Indústrias de Mato Grosso do Sul têm até o dia 15 de outubro para apresentar propostas dos Sistemas de Logística Reversa. O prazo foi prorrogado e estipulado em resolução da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) que estabelece diretrizes sobre o tema.

A resolução Semade n. 33 determina a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada pelos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

A política de logística reversa consiste em dar a destinação final aos resíduos produzidos pela empresa. Ou seja, uma empresa que produtos algo e entrega em embalagens de plástico, por exemplo, deve se preocupar com o que será feito com o plástico.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a resolução é um instrumento importante para atender a destinação correta dos resíduos sólidos prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. “É fundamental essa divisão de responsabilidades na questão de resíduos sólidos. Quando logística reversa e destinação são mencionados, temos que determinar de forma efetiva onde esses resíduos serão depositado”, afirma.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário