ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Prazo para apresentar propostas de destinação de embalanagens termina em outubro

Priscilla Peres | 20/09/2016 12:11

Indústrias de Mato Grosso do Sul têm até o dia 15 de outubro para apresentar propostas dos Sistemas de Logística Reversa. O prazo foi prorrogado e estipulado em resolução da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) que estabelece diretrizes sobre o tema.

A resolução Semade n. 33 determina a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada pelos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

A política de logística reversa consiste em dar a destinação final aos resíduos produzidos pela empresa. Ou seja, uma empresa que produtos algo e entrega em embalagens de plástico, por exemplo, deve se preocupar com o que será feito com o plástico.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a resolução é um instrumento importante para atender a destinação correta dos resíduos sólidos prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. “É fundamental essa divisão de responsabilidades na questão de resíduos sólidos. Quando logística reversa e destinação são mencionados, temos que determinar de forma efetiva onde esses resíduos serão depositado”, afirma.

Nos siga no Google Notícias