ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Prefeitura diz que eutanásia é feita apenas em animais doentes no CCZ

Nota foi enviada após protesto de protetores de animais no canteiro central da Avenida Afonso Pena nesta segunda-feira (11)

Por Ana Paula Chuva | 11/01/2021 15:02
Cartaz fixado em poste pelos manifestantes acusando o CCZ. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cartaz fixado em poste pelos manifestantes acusando o CCZ. (Foto: Henrique Kawaminami)

Após o protesto de protetores de animais no canteiro da Avenida Afonso Pena para retirada da causa animal do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) a prefeitura de Campo Grande disse que apenas animais doentes são submetidos à eutanásia.

Durante a manifestação aproximadamente dez pessoas se reuniram em frente ao prédio da prefeitura na Afonso Pena e segundo a corretora de imóveis e fundadora da ONG (Organização Não Governamental) Mapan (Movimento de apoio aos animais e natureza), Amanda Bileski, uma das preocupações dos protetores era o uso da eutanásia em animais.

“No CCZ o animal é eutanasiado. Visto que podem ser encaminhado para a adoção se forem saudáveis. Não queremos que a eutanásia seja feito de forma tão indiscriminada. Já pedimos para acompanhar as eutanásias. Mas não fomos atendidas. Contraditório ao bem-estar animal.”, continuou Amanda.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande declarou que a eutanásia de animais não é realizada de forma indiscriminada. “São submetidos à eutanásia apenas os animais que estão doentes, todos os que chegam ao centro passam por avaliação veterinária e, quando necessário, por exames, para diagnosticar alguma enfermidade, aqueles que são saudáveis ficam à disposição para adoção”, disse a nota.

Além disso, o Município lembra que o tratamento dos animais com leishmaniose é responsabilidade dos tutores com acompanhamento de médico veterinário e que ,por não ser recomendado pelo Ministério da Saúde, não é feito no CCZ, que realiza há anos ações de prevenção à doença.


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário