ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Na Afonso Pena, protetores pedem que causa animal seja tirada do CCZ

Grupo se reuniu em protesto pacifíco em frente a prefeitura de Campo Grande no início da tarde desta segunda-feira (11)

Ana Paula Chuva e Bruna Marques | 11/01/2021 13:04
Grupo no canteiro central da Avenida Afonso Pena em frente à prefeitura. (Foto: Henrique Kawaminami)
Grupo no canteiro central da Avenida Afonso Pena em frente à prefeitura. (Foto: Henrique Kawaminami)

Preocupados com o uso da eutanásia dentro do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na Capital, manifestantes se reuniram em frente a prefeitura de Campo Grande pedindo que a causa animal seja transferida para a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal).

Por volta de duas horas, aproximadamente dez pessoas se reuniram na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 25 de Dezembro com cartazes em prol da causa animal com as frases de #chiconão #ficaanacristina e “não a matança de animais”, os manifestantes optaram pelo grupo reduzido em razão da pandemia de covid-19.

De acordo com a corretora de imóveis e fundadora da ONG (Organização Não Governamental) Mapan (Movimento de apoio aos animais e natureza), Amanda Bileski, uma das preocupações dos protetores é que a causa animal seja retirada do CCZ.

Amanda é fundadora da ONG Mapan e organizadora do protesto. (Foto: Henrique Kawaminami)
Amanda é fundadora da ONG Mapan e organizadora do protesto. (Foto: Henrique Kawaminami)


“Não queremos o CCZ na causa animal. Tem que ser separado. Queremos que nossos animas sejam cuidados pela Subea e pelo Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal). No CCZ o animal é eutanasiado. Visto que podem ser encaminhado para a adoção se forem saudáveis.”, declarou a corretora.

 “Não queremos que a eutanásia seja feito de forma tão indiscriminada. Já pedimos para acompanhar as eutanásias. Mas não fomos atendidas. Contraditório ao bem-estar animal.”, continuou Amanda.

Outra preocupação do grupo é sobre quem vai assumir o controle da subsecretaria do Bem-Estar Animal, segundo Amanda, os protetores são contra a possível troca.

“Temos duas vertentes. A primeira é a hipnose levantada pelo prefeito de substituir a Ana Cristina de Castro pelo ex vereador Chico. Somos contra essa substituição.”, afirmou Amanda.

A manifestação começou por volta das 11h e o grupo permaneceu no local até às 13h.

Manifestantes ficaram duas horas no local com os cartazes. (Foto: Henrique Kawaminami)
Manifestantes ficaram duas horas no local com os cartazes. (Foto: Henrique Kawaminami)

"Temos nossos grupos e foi fácil nos reunirmos. Não quisemos um grupo grande de pessoas por conta da pandemia. Estamos aqui para chamar atenção do prefeito. Queremos um posicionamento sério Dele. Que ele nos escute. Ele tem um o compromisso com a causa animal”, finalizou Amanda.

Questionada pelo Campo Grande News, a prefeitura de Campo Grande em nota, respondeu apenas que a a Subsecretaria do Bem-Estar Animal segue sob o comando da Ana Cristina Camargo de Castro, conforme publicação no Diário Oficial de 4 de janeiro de 2021.

Nos siga no Google Notícias