ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Região de Dourados tem geada, temperatura negativa e frio recorde no ano

Mais uma vez Rio Brilhante liderou com 1,1 grau negativo, menos frio que o dia 30 de junho

Helio de Freitas, de Dourados | 29/07/2021 07:20
Lavoura experimental de grão-de-bico da Embrapa, atingida por geada hoje (Foto: Éder Comunello)
Lavoura experimental de grão-de-bico da Embrapa, atingida por geada hoje (Foto: Éder Comunello)

O frio intenso previsto para boa parte do Brasil nesta semana já quebrou o recorde deste ano em Dourados (a 233 km de Campo Grande), e em Ivinhema (a 282 km da Capital).

A madrugada desta quinta-feira (29) faz parte das três mais geladas de 2021, mas não superou as baixas temperaturas do dia 30 de junho em Rio Brilhante, cidade mais fria da região.

Mais uma vez, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande e a 60 de Dourados, foi a cidade mais fria da região. A mínima apontada pela estação agrometeorológica da Embrapa foi de 1,1 negativo às 5h56. No dia 30 de junho a mínima foi de 2,1 negativos.

Conforme a Embrapa, as condições em Rio Brilhante foram para geada de intensidade forte, mas não havia formação de gelo na superfície por volta de 6h, segundo relatos de moradores da cidade ao Campo Grande News.

Em Dourados, a Embrapa também apontou condições favoráveis para geada de intensidade forte, mas a formação de gelo foi verificada apenas em pontos isolados do município.

A estação da Embrapa, que fica na sede da empresa na BR-163, saída para Caarapó, registrou mínima de 0,2 grau positivo às 6h37. Entretanto, termômetro instalado na Avenida Hayel Bon Faker registrava 2 graus no mesmo horário.

A temperatura de 0,2 grau verificada na sede da Embrapa é oficialmente a menor do ano em Dourados, já que no dia 30 de junho a mínima tinha sido de 0,3 grau.

Nas lavouras experimentais da Embrapa foi verificada formação de geada, como mostra o vídeo abaixo, gravado pelo agrometeorologista Éder Comunello.

Veja o vídeo:

Em Ivinhema, outra cidade da região onde a Embrapa mantém estação agrometeorológica, também teve hoje menor temperatura de 2021 – 0,5 grau positivo às 6h28. O Guia Clima apontou condições favoráveis para ocorrência de geada forte no município.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), prevê ocorrência de temperaturas negativas também nesta sexta-feira (30) na região de Dourados. A mínima prevista para Rio Brilhante é de 2 graus negativos.

Avenida Benjamin Constant em Rio Brilhante, na manhã de hoje (Foto: Diego Batistoti/RB Notícias)
Avenida Benjamin Constant em Rio Brilhante, na manhã de hoje (Foto: Diego Batistoti/RB Notícias)


Nos siga no Google Notícias