ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Registro raro mostra habilidade de tamanduá no Rio Formoso

Ciência considera o comportamento ‘normal’ para espécie, embora poucas vezes visto por humanos

Por Gabriela Couto | 17/03/2024 13:34

Um vídeo considerado raro para especialistas foi publicado neste sábado (17), pelo Parque Rio Formoso. O registro feito por Edson Sato mostra um tamanduá-bandeira atravessando a nado o trecho de águas cristalinas. Assista acima.

Embora a postagem citasse a onda de calor que a região enfrenta, com termômetros marcando 38ºC e sensação térmica de 42ºC, para justificar o banho do bicho, o médico veterinário do projeto Bandeira e Rodovias, Mario Alves, explica que é um comportamento normal da espécie.

“Eles nadam muito bem, desde o momento que criam independência da mãe, após seis meses. Não é muito comum alguém conseguir ver e gravar. Eles são ótimos nadadores e escaladores”, acrescenta.

Há estudos científicos que comprovam a existência de tamanduás na Amazônia que nadam trechos de rio com mais de 100 metros de largura.

“É um comportamento conhecido pela ciência, embora não seja fácil ser registrado. Eles fazem isso no que chamamos de área de vida. Para eles é normal cruzar o rio para explorar novos ambientes. Usam os membros torácicos, e nadam tipo cachorrinho”, explicou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias