ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Rio Paraguai atinge nível mínimo pela 1ª vez no ano em Porto Murtinho

Trecho atingiu 1,15 m, longe dos 2,49 m, que é considerado a média para o período

Jhefferson Gamarra | 16/09/2021 15:26
Situação de seca registrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, nesta quinta-feira. (Foto: Toninho Ruiz)
Situação de seca registrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, nesta quinta-feira. (Foto: Toninho Ruiz)

O Rio Paraguai, responsável pela drenagem da Bacia do Alto Paraguai e do bioma pantaneiro, vem apresentando quedas significativas no nível d'água. Nesta quinta-feira (16), em Porto Murtinho, rio atingiu nível mínimo pela primeira vez no ano.

Relatório divulgado pelo centro de hidrografia e navegação do oeste da Marinha do Brasil, mostra que em Porto Murtinho, o Rio está em 1,15m, longe dos 2,49 metros, que é considerado a média para o período. No ano passado, o trecho atingiu o nível mínimo apenas no mês de outubro.

A situação na bacia confirmou prognóstico esperado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que diagnosticou antecipadamente que o processo de vazante seria antecipado em 2021. A régua de Porto Murtinho começou a apresentar níveis abaixo dos 2,0 metros no inicio de agosto e segue baixando até o presente momento.

Na estação de Ladário, que é considerada um termômetro para medir o grau da estiagem no bioma Pantanal, a situação é ainda mais alarmante. O que indica que 2021 será o terceiro ano consecutivo em que o Pantanal atingirá a habitual cheia, condição em que o nível d’água supera os 4 metros.

Nesta quinta-feira (16), o nível do rio atingiu -12 centímetros, sendo que o nível médio esperado para época seria de 1,46 metros. Em todo mês de agosto, o nível d’água no trecho de Ladário ficou abaixou de 1 metro e atingiu números negativos desde o dia 11 de setembro.

Nos siga no Google Notícias