ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Com mapeamento em mãos, Governo discute recuperação do Rio Taquari

Reunião realizada nesta quarta-feira (8) abordou ações para a Bacia do Rio Paraguai, que abrange o Rio Taquari

Aletheya Alves | 08/09/2021 14:45
Renato Roscoe, do Instituto Taquari Vivo, Jaime Verruk e Reinaldo Azambuja com mapeamento em mãos. (Foto: Divulgação)
Renato Roscoe, do Instituto Taquari Vivo, Jaime Verruk e Reinaldo Azambuja com mapeamento em mãos. (Foto: Divulgação)

Mapeamento hidrográfico da Bacia do Rio Paraguai foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja  (PSDB) nesta quarta-feira (8), em reunião com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Instituto Taquari Vivo. Sub-bacia do Rio Paraguai, a recuperação do Rio Taquari foi um dos assuntos discutidos durante a reunião.

Sobre o mapeamento em geral, Azambuja disse que o desenvolvimento de políticas públicas envolvendo questões ambientais como assoreamento de rios, preservação de mata ciliar e neutralização de emissão dos gases do efeito estufa é o mais importante.

A partir do mapeamento da Bacia do Rio Paraguai, pontos críticos devem ser identificados. Para a produção do documento, o Instituto Taquari Vivo, em conjunto com o Imasul, levou seis meses.

Sub-bacia do Rio Paraguai, o Rio Taquari também foi um dos assuntos discutidos durante a reunião. De acordo com o governador, ações para recuperação serão colocadas em prática, “ao começar os trabalhos nos pontos mais graves, vamos sair da teoria e ir para a prática, em ações de mitigações, replantio de mata ciliar e controle de erosão”, disse.

Titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), Jaime Verruck destacou que a restauração do Rio Taquari será priorizada. De acordo com o secretário, um plano será desenvolvido e recursos internacionais estão sendo buscados para investimento.

Além do governador e o secretário Jaime Verruk, também participaram da reunião, o diretor-presidente do Imasul, André Borges e o diretor-executivo do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe.

Nos siga no Google Notícias