ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Segunda madrugada fria do inverno tem geada em 8 cidades de MS

Pelo menos três cidades da região Sul tiveram sensação térmica abaixo de 0 grau; mínima real foi de 2 graus em Iguatemi

Por Helio de Freitas, de Dourados | 03/07/2020 07:37
Parque ambiental na região sul de Dourados, onde mínima foi de 5,2 graus às 5h (Foto: Helio de Freitas)
Parque ambiental na região sul de Dourados, onde mínima foi de 5,2 graus às 5h (Foto: Helio de Freitas)

Mato Grosso do Sul teve outra madrugada gelada nesta sexta-feira (3). É o segundo dia consecutivo de frio intenso na região Sul do Estado e fronteira com o Paraguai. A sensação térmica ficou abaixo de zero em três cidades e teve formação de geada em pelo menos oito municípios.

Levantamento feito pelo meteorologista da Uniderp Natálio Abraão aponta ocorrência de geada em Iguatemi, Amambai, Itaquiraí, Caarapó, Aral Moreira, Sete Quedas, Ponta Porã e Rio Brilhante.

Iguatemi teve mínima de 2,8 graus e sensação térmica de 2 graus negativos. Em Amambai, a mínima foi de 3,8ºC e sensação de 1 grau negativo, mesmo frio sentido pelos moradores de Caarapó, onde a mínima real foi de 4,3 graus. Aral Moreira teve mínima de 4,5, Ponta Porã de 5,7 e sensação de 2 graus e Sete Quedas registrou mínima de 4.6ºC.

Em Rio Brilhante, na região de Dourados, a mínima apurada por Natálio Abraão foi de 5,4, com sensação de 1 grau. O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, que mantém estação meteorológica no município, registrou mínima de 3,9 graus às 6h27, com ocorrência de geada de intensidade fraca.

De acordo com o meteorologista da Uniderp, outras cidades com madrugada bastante fria foram Juti com 6 graus e sensação de 2ºC, Dourados com 6,7 graus e sensação de 4, Bonito com 7 e sensação de 4 e Sidrolândia com 7,6 e sensação de 5.

Em Corumbá, a mínima foi de 14,4 com sensação de 12, Campo Grande teve mínima de 9,9 e sensação de 7 graus e São Gabriel do Oeste registrou 12,8 graus com sensação de 10.

A estação da Embrapa em Dourados registrou mínima de 5,2 graus às 5h11 e a máxima prevista para hoje não deve superar os 21 graus, previsão semelhante feita para as outras cidades da região Sul. A região deve ter outra madrugada fria neste sábado. A temperatura começa a subir domingo, com mínima de 15 graus prevista para Dourados.

Gramado coberto por geada nesta sexta-feira em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)
Gramado coberto por geada nesta sexta-feira em Ponta Porã (Foto: Direto das Ruas)