Setembro começa com alerta de tempestade em parte de MS
Municípios mais afetados estão nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul do Estado
O mês de setembro inicia com previsão de tempo instável em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades válido até as 23h59 desta segunda-feira (1º).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo o aviso, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo. Os municípios mais afetados estão nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul do Estado, incluindo cidades como Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Mundo Novo e Amambai.
A instabilidade será favorecida pela aproximação de uma frente fria, associada ao transporte de calor e umidade. Em Campo Grande, a previsão indica mínima entre 20°C e 22°C e máxima de 32°C a 34°C, com rajadas de vento que podem superar os 60 km/h em alguns pontos.
Para o restante do Estado, as temperaturas variam entre 18°C e 25°C nas mínimas e podem chegar a 36°C nas máximas, especialmente na região Pantaneira. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 40%, reforçando o cenário de tempo seco antes das pancadas de chuva.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas, e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).