ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Superintendente do Ibama cai depois de escândalo do comércio de jacarés

Ângela Kempfer | 17/10/2011 15:18
David Lourenço deixa o cargo nesta segunda-feira.
David Lourenço deixa o cargo nesta segunda-feira.

O superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), David Lourenço, convocou coletiva para anunciar a demissão do cargo.

Segundo a assessoria de imprensa, Lourenço foi obrigado a sair depois de escândalo sobre o comércio de jacarés, denunciado pelo Campo Grande News.

O anúncio oficial será às 15 horas desta segunda-feira, na sede do PT, no Jardim Bela Vista.

Ele ocupa o cargo em Mato Grosso do Sul desde o primeiro mandato do presidente Lula e permaneceu mesmo com a eleição de Dilma Roussef, indicado pelo PT.

No início deste mês, a Polícia Federal fez buscas na casa do superintendente, mas ele disse que nada foi encontrado.

Lourenço é investigado na operação Caiman, que apura o envolvimento de servidores públicos em irregularidades envolvendo a criação de jacarés e a pousada que pertence ao funcionário aposentado do órgão, Gerson Bueno Zahdi.

Em agosto, Zahdi, a filha e a esposa foram presos, acusados de crime ambiental.

No dia 7 de outubro, a sede do Ibama chegou a ser fechada pela Polícia Federal para cumprimento de mandados de busca e apreensão, que também tiveram como alvo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Semac (Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, Ciência e Tecnologia), Prefeitura de Aquidauana.

A denúncia é de que Zahdi foi beneficiado por ser funcionário do órgão. Com isso, enriqueceu explorando comercialmente a criação de jacarés e a atividade turística sem licença ambiental.

Segundo a PF, nunca houve fiscalização da forma como deveria no criadouro de jacarés, voltado à comercialização da pele.

Nos siga no Google Notícias