ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Técnicos da Prefeitura aprendem a tratar árvores centenárias em Campo Grande

Atenção é dedicada a árvores raras ou de alto valor ecológico e paisagístico

Liana Feitosa | 11/08/2022 11:11
Árvore na Avenida Mato Grosso recebe tratamento. (Foto: Semadur)
Árvore na Avenida Mato Grosso recebe tratamento. (Foto: Semadur)

Árvores de Campo Grande estão recebendo tratamento especial nesta semana. A ação faz parte de capacitação de técnicos da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) que atuam com arborização urbana para aprender procedimentos de tratamento de árvores notáveis catalogadas pelo município, ou seja, árvores raras ou de alto valor ecológico e paisagístico.

Nutrientes são aplicados diretamente no tronco da árvore. (Foto: Semadur)
Nutrientes são aplicados diretamente no tronco da árvore. (Foto: Semadur)

“Esse é um trabalho importante, pois Campo Grande tem um patrimônio arbóreo histórico de extrema relevância, além de ser uma Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo)”,  explica o secretário Luís Eduardo Costa, secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

O título foi concedido à Capital de MS pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e pela Fundação Arbor Day, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores.

Essa é a primeira vez que essa capacitação é realizada na Capital. Antes, técnicos recebiam o preparo fora do Estado. O curso começou na última terça-feira (9) e vai até amanhã (12). De acordo com a Semadur, as técnicas ensinadas hoje (11) em árvores localizadas na Avenida Mato Grosso mostram como deve ser feita a aplicação de aminoácidos, macro e micronutrientes nas plantas para melhorar a condição geral delas.

“Essa aplicação fornece elementos para que a árvore melhore sua imunidade e condição fitossanitária”, detalha a secretaria. Os protocolos ensinados estão de acordo com boas práticas divulgadas pela Sociedade Internacional de Arboricultura.

Nutrientes melhoram imunidade e condição fitossanitária das árvores. (Foto: Semadur)
Nutrientes melhoram imunidade e condição fitossanitária das árvores. (Foto: Semadur)

Os agentes aprendem técnicas para trabalho de solo, combate de pragas, descompactação do solo e aeração para o tratamento da árvore, bem como técnicas para mitigação de risco e tratamento estrutural, correção dos defeitos estruturais da árvore, assim, mantendo a vitalidade e tornando a árvore mais segura para a população.

Não é qualquer árvore que recebe as aplicações. “O tratamento e nutrição são voltados às árvores notáveis, ou seja, árvores imunes ao corte, raras ou de alto valor ecológico e paisagístico catalogadas no município”, explica a secretaria.

"Esse é o nosso desafio, o desafio de uma cidade extremamente arborizada que traz para a população uma condição de qualidade de vida", comenta Luis.

A qualificação apresenta diferentes técnicas aos agentes da Semadur que poderão ser futuramente utilizadas conforme a necessidade de cada árvore. Portanto, cada estrutura pode necessitar de um tipo diferente de tratamento.

Nos siga no Google Notícias