Tempo seco atinge MS com umidades entre 20% e 30%
Massa de ar frio exige cuidados redobrados com a saúde, alerta o Inmet

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso começou na tarde desta segunda-feira (11) e vale até as 20h desta terça (12), com índices previstos entre 30% e 20% durante as horas mais quentes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O tempo seco ocorre devido à atuação de uma massa de ar frio e de alta pressão que reduz a presença de nuvens e favorece a perda de umidade na atmosfera, explica a entidade.
- Leia Também
- Em fim de semana com sensação térmica negativa, Prefeitura acolhe 127 pessoas
- Semana começa com sensação térmica de -1ºC
O órgão orienta que a população beba bastante líquido, evite esforço físico nos períodos mais secos e minimize a exposição ao sol nas horas de maior calor. Há risco considerado baixo para incêndios florestais e impactos à saúde, mas a condição ainda exige cuidados redobrados, especialmente para crianças e idosos.
Além do Mato Grosso do Sul, áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e partes do Norte e Nordeste também enfrentam queda acentuada nos níveis de umidade. Segundo a Climatempo, regiões do leste de Mato Grosso, sul de Goiás e Triângulo Mineiro podem registrar índices abaixo de 12%, situação classificada como emergencial.
Para Campo Grande, a previsão é de céu claro, temperaturas em elevação ao longo do dia e ar seco predominando à tarde. Em cidades do interior, como Três Lagoas, Corumbá e Dourados, o calor também deve aumentar no período vespertino, intensificando a sensação de tempo seco.
Em nota à imprensa, o Inmet recomenda que, em caso de dúvidas ou emergências, a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.