Temporal com rajadas de 101,5 km/h deixou cinco municípios de MS sem energia
Estado ainda está sob alerta de tempestade, com previsão de ventos intensos e alagamento
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Temporal com rajadas de vento de até 101,5 km/h atingiu o Sul de Mato Grosso do Sul, deixando cinco localidades parcialmente sem energia elétrica. Maracaju, Caarapó, Dourados, Juti e o distrito de Posto Ovídio foram os locais afetados. A Energisa informou que já restabeleceu o fornecimento para a maioria dos clientes. Os estragos foram significativos em Caarapó e Maracaju. Houve queda de árvores sobre a rede elétrica, casas destelhadas e um caminhão tombado pela força do vento. O Inmet emitiu alertas de tempestade para 50 municípios e de chuvas intensas para 62 localidades do estado.
O forte temporal que atingiu a região sul de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (16), com rajadas de vento que chegaram a 101,5 km/h, deixou cinco municípios parcialmente sem energia elétrica.
- Leia Também
- Temporal que derrubou árvores e placas, tombou até caminhão no interior
- Apagão atinge Lagoa Itatiaia e região após mudança brusca no tempo
Segundo a Energisa, as cidades afetadas foram Maracaju, Caarapó, Dourados e Juti, além do distrito de Posto Ovídio.
A distribuidora informou também que equipes trabalharam ao longo de toda a madrugada para atender as ocorrências, identificar os danos e realizar os reparos necessários. “Para a maioria dos clientes, o fornecimento de energia já foi restabelecido. A empresa segue atuando em casos pontuais”, informou em nota.
Durante tempestades, a empresa orienta que a população permaneça em local seguro, desligue os aparelhos da tomada e evite se aproximar de cabos rompidos ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O atendimento da Energisa pode ser acionado pelo WhatsApp Gisa, no número (67) 99980-0698, pelo aplicativo Energisa On ou pelo telefone 0800 722 7272.
Além da falta de energia, o temporal provocou diversos estragos em Caarapó e Maracaju. Em Caarapó, vídeo mostra árvores arrancadas pela raiz e que caíram sobre a rede elétrica.
Uma porta de vidro de um condomínio estourou e várias casas ficaram destelhadas. Já em Maracaju, as rajadas foram tão intensas que chegaram a tombar um caminhão e também derrubaram árvores em diferentes pontos da cidade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para o estado — um de tempestade e outro de chuvas intensas.
O aviso de tempestade abrange 50 municípios, com ventos entre 60 e 100 km/h. Já o alerta de chuvas intensas atinge 62 municípios, incluindo parte das áreas previstas para tempestades, com ventos estimados entre 40 e 60 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.