ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

TRF proíbe queima da palha da cana na Grande Dourados

Nadyenka Castro | 20/08/2012 17:39

O procedimento foi proibido em primeiro grau. Houve recurso e a decisão inicial foi suspensa, havendo agora nova determinação

Cana-de-açúcar. Justiça proibiu queima da palha. (Foto: A. Frota/ Dourados Agora)
Cana-de-açúcar. Justiça proibiu queima da palha. (Foto: A. Frota/ Dourados Agora)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª região proibiu a queima da palha de cana-de-açúcar na região da grande Dourados, que envolve o município e outros 18.

O juiz Moises Anderson Costa Rodrigues da Silva, titular da 1ª Vara Federal de Dourados, havia proibido a queima. O governo do Estado entrou com recurso e o desembargador federal Roberto Haddad suspendeu a primeira decisão.

Agora, o TRF3 reconsiderou a decisão anterior e proibiu a queima da palha da cana-de-açúcar. A decisão é a pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, que impetraram Ação Civil Pública.

Com isso, os municípios voltam a ficar proibidos de emitir autorizações para o procedimento e todas as já concedidas serão suspensas. Apenas o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) poderá dar autorização para a queimada, para isso será exigido o Rima (Relatório de Impactos Ambientais).

Fica a cargo dos batalhões do Corpo de Bombeiros fiscalizar e denunciar o descumprimento da ordem judicial.

Na justificativa da proibição, o juiz federal explica que ele não poderia autorizar um município a avaliar dano ambiental que supera extensão territorial, como os países vizinhos, que também sofrem com as queimadas na fronteira.

“ É fato da experiência, sendo público e notório a grande população indígena vivendo no cone sul do Estado, principalmente nas grandes aldeias que margeiam a Grande Dourados sendo, pois, imprescindível medir também, os danos a estas comunidades, e havendo, mais uma vez, interesse da União Federal nesta causa”, fala o magistrado na decisão.

(Com informações do Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias