ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

UFMS realiza "Semana do Lixo Zero" em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Campanha começa em 26 de maio e terá pontos de coleta e ações ecológicas até 6 de junho

Por Geniffer Valeriano | 16/05/2025 17:25
UFMS realiza "Semana do Lixo Zero" em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Ponto de recolhimento na edição anterior da Semana Lixo Zero (Foto: Divulgação/UFMS)

Durante a “Semana Lixo Zero”, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) espera recolher mais de 750 quilos de lixo eletrônico, quantidade atingida em edições anteriores. A ação, que integra a campanha “Eu Respeito”, será iniciada em 26 de maio e se estende até 6 de junho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza a quarta edição da "Semana Lixo Zero" entre 26 de maio e 6 de junho, com expectativa de recolher mais de 750 quilos de lixo eletrônico. A ação, parte da campanha "Eu Respeito", acontece pela primeira vez em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.Todos os campi terão pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos. A programação inclui atividades ambientais, como caminhadas ecológicas em praças e parques, visando a coleta de resíduos. Cada unidade receberá tipos específicos de materiais para descarte adequado.

De acordo com a universidade, todos os campus terão pontos destinados à entrega voluntária de resíduos sólidos. Esta é a quarta edição da atividade, mas a primeira vez que acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

“A Semana Lixo Zero é uma ação estratégica e educativa que vai muito além da destinação correta de resíduos. Para nós, ela representa uma oportunidade de promover a consciência ambiental, o engajamento cidadão e a responsabilidade coletiva dentro e fora da Universidade”, afirma a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol.

O diretor de Sustentabilidade da UFMS, Leonardo Chaves, destaca que as expectativas para a edição de 2025 são otimistas. “Esperamos aumentar significativamente o número de participantes e também a quantidade de resíduos corretamente encaminhados para reciclagem ou descarte ambientalmente adequado”, diz.

Além da coleta de resíduos, a programação inclui atividades em alusão ao meio ambiente, como caminhadas ecológicas pelos câmpus e em espaços públicos — praças e parques — com foco na coleta de resíduos ao longo do trajeto.

“Reforçamos a importância dos pontos de entrega voluntária, que estarão disponíveis em todos os câmpus. Cada unidade receberá tipos específicos de resíduos, por isso é essencial que a comunidade esteja atenta às datas e orientações locais”, acrescenta o diretor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias