ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Umidade relativa do ar fica em torno de 20% nesta semana na Capital

Ideal para o corpo humano é que a umidade do ar fique entre 40% e 70%

Liana Feitosa | 24/07/2022 11:31
Semana será de céu claro e tempo seco, com umidade chegando aos 20%. (Foto: Paulo Francis)
Semana será de céu claro e tempo seco, com umidade chegando aos 20%. (Foto: Paulo Francis)

A umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos em Campo Grande nesta semana, de acordo com a meteorologia. Neste domingo, o índice deve ficar em 20%, valor que não deverá se alterar ao longo da semana, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A última chuva registrada na capital foi há 12 dias, mas as temperaturas secas e ventos fortes aumentam a sensação de secura neste que é o período mais árido do ano.

Nas madrugadas, a temperatura fica entre 18ºC e 20ºC, mas durante o dia ficam entre 32ºC e 33°C na Capital. Ainda de acordo com o Inmet, a umidade do ar não passa dos 55% entre segunda (25) e quinta-feira (28).

Perigo - Nesta semana, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, decretou estado de emergência no Estado pelos próximos 180 dias devido à estiagem e falta de previsão de chuva para os próximos 10 dias. A situação do Pantanal, que ainda se recupera dos incêndios ocorridos em 2020 que queimaram 30% do bioma, reforçou a preocupação do governo.

Com isso, foram investidos R$ 78 milhões e outros R$ 38 milhões podem ser empregados nos próximos dias para compra de equipamentos capazes de combater incêndios de alto risco como viaturas ATBF (Auto Bomba Tanque Florestal) e até um avião específico para combate a chamas.

SaúdeCom a grande incidência de rajadas de vento seco, cresce a sensação de secura causando ressecamento das mucosas, o que favorece o surgimento de sintomas respiratórios como tosse, desconforto nasal e na garganta.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal para o corpo humano é que a umidade do ar fique entre 40% e 70%.

Para driblar os efeitos do tempo seco e, também, evitar desidratação, a médica Laísa Soares explica que é preciso manter o corpo hidratado por meio da ingestão de líquidos, principalmente água. Além disso, lavagem nasal com soro fisiológico, assim como uso de umidificador de ambiente, também ajudam a combater os sintomas.

Nos siga no Google Notícias