ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Usina de reciclagem na Ceasa vai produzir 8 toneladas de adubo por mês

Unidade promete ser a primeira do país a realizar todas as operações necessárias com resíduos sólidos

Humberto Marques | 09/09/2019 15:40
Ceasa de Campo Grande gera cerca de 100 toneladas de lixo por mês, segundo a Semagro; material será convertido em adubo. (Foto: Divulgação)
Ceasa de Campo Grande gera cerca de 100 toneladas de lixo por mês, segundo a Semagro; material será convertido em adubo. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande inauguram às 8h desta terça-feira (10) a primeira usina de reciclagem do país a realizar todas as operações necessárias com resíduos. A unidade funcionará na Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), na Mata do Jacinto, e promete processar parte das 100 toneladas de resíduos diversos gerados na unidade –dos quais 80% são resíduos orgânicos.

A expectativa é de que sejam produzidas 8 toneladas mensais de adubo orgânico, a ser destinado aos próprios produtores da Ceasa. Conforme a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a usina será responsável pela coleta seletiva, transporte, tratamento e conversão dos resíduos. Além disso, plástico e papelão serão enviados para reaproveitamento, enquanto as 17 toneladas mensais de madeira serão usadas como material energético de combustão.

Duas empresas farão a coleta dos resíduos: a Colecta e a Organoeste. Todo o material coletado pela primeira será encaminhado à Organoeste, para ser tratado pelo método de compostagem com uso de biotecnologia –envolvendo controle diário de temperatura e odor, dentro de exigências legais, para a produção do adubo. As operações deverão resultar em redução da poluição do solo e de rios e córregos.

Batizada de Elúsio Guerreiro de Carvalho –médico veterinário e ex-diretor-presidente da Ceasa, que faleceu em julho deste ano–, a unidade de reciclagem será inaugurada na sede da central (na rua Antonio Rahe, 680).

Nos siga no Google Notícias