ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

“Decisão está com Temer”, afirma Marun sobre indicação para ministério

No PMDB, nomeação do deputado para a Secretaria de Governo é vista como certa; deputado de MS reforça que cabe a Michel Temer avaliar o melhor front para ele atuar

Humberto Marques | 28/11/2017 17:48
Marun afirma que não há uma data definida para nomeação; PMDB prevê ida para ministério em dezembro.  (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)
Marun afirma que não há uma data definida para nomeação; PMDB prevê ida para ministério em dezembro. (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)

A nomeação do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) para a Secretaria de Governo da Presidência da República é uma questão de dias, conforme fontes consultadas pelo Campo Grande News no Congresso Nacional. O próprio deputado afirma aguardar a decisão final do presidente Michel Temer sobre a indicação, feita de maneira unificada pela bancada do partido no Legislativo federal.

Marun chegou a ter a posse anunciada nas redes sociais do Palácio do Planalto em 22 de novembro, mesma data em que Antônio Baldy tomou posse como ministro das Cidades –que, como a pasta de Governo, era gerida por um indicado pelo PSDB.

No entanto, a posse acabou adiada em meio a um pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A intenção era a de manter o tucano Antônio Imbassahy na Secretaria de Governo, pelo menos, até 9 de dezembro, quando será realizada a conferência nacional do PSDB –que deve, além de eleger a nova cúpula nacional da legenda, sacramentar o afastamento do partido do Governo Temer.

Apesar dessa movimentação do Palácio do Planalto, fontes do PMDB nacional apontam que o apoio a Marun não foi afetado. Em reunião das bancadas do partido no Congresso, optou-se pela indicação do deputado sul-mato-grossense, que ganhou projeção nacional pela defesa de Michel Temer e das propostas do governo na Câmara dos Deputados.

Além desse fator, a lealdade demonstrada até aqui ao presidente e o PMDB e a disposição de não disputar a reeleição, permanecendo até o fim no ministério, pesaram na decisão.

Carlos Marun discorda que a desistência de concorrer a um mandato em 2018 tenha pesado na decisão. “Vários outros colegas também se dispuseram a não concorrerem a reeleição. O importante é que, pela primeira vez, a bancada do PMDB, que costuma ter posições diversas, uniu-se em torno de uma indicação, apontando o meu nome”, afirmou o parlamentar.

Dia D – A conferência do PSDB foi marcada para 9 de dezembro, na sede nacional do partido em Brasília. Entre os peemedebistas, diante do pedido de Aécio, a data é vista como o marco para a possível nomeação de Marun.

O deputado, porém, evita estabelecer um marco para a nomeação. “Não se discutiu a questão de datas para a nomeação. É o presidente quem decide se é interessante ao governo ou não a minha presença no ministério ou no Congresso. A decisão está com o presidente Temer”, disse.

Embora haja a tendência de o PSDB romper com o Governo Temer, nomes do partido como Imbassahy podem continuar no Planalto, mas como indicação do presidente. O atual ministro da Secretaria de Governo chegou a ser cotado no Ministério da Transparência.

Nos siga no Google Notícias