ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

"Foi uma pena que o Alex do PT não atendeu a meu pedido", diz prefeito

Faltou apenas o voto do lider de Bernal na Câmara, vereador Alex do PT, para que CPI da Saúde fosse aprovada; atitude desagradou prefeito que queria abertura do inquérito

Carlos Martins | 27/03/2013 17:31
Bernal: "Foi uma pena que o Alex não atendeu ao meu pedido (Foto: Vanderlei Aparecido)
Bernal: "Foi uma pena que o Alex não atendeu ao meu pedido (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito Alcides Bernal lamentou hoje que seu líder na Câmara Municipal, o vereador Alex do PT, não tenha votado ontem a favor da instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde para investigar irregularidades no setor de saúde, principalmente depois das denúncias envolvendo a antiga administração do Hospital do Câncer, na Capital.

Faltou apenas um voto para que a CPI fosse instaurada, justamente o do líder do prefeito. “Foi uma pena que o Alex não atendeu a meu pedido e deixou de votar conforme eu pedi a ele”, disse Bernal nesta quarta-feira, logo após o lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

Para que a CPI fosse instalada, conforme requerimento apresentado pelos vereadores Zeca do PT e Luiza Ribeiro (PPS), seriam necessários dez votos. Mas apenas 9 votaram a favor: o requerimento foi assinado por Luiza Ribeiro (PPS), Zeca do PT; Ayrton Araújo (PT), Professora Rose Modesto (PSDB); Derly dos Reis Oliveira (PP), o Cazuza; Waldecy Chocolate (PP), Eduardo Romero (PTdoB); Gilmar da Cruz (PRB); e Paulo Pedra (PDT).

Bernal, embora tenha ficado insatisfeito, procurou minimizar a atitude do vereador, que ao não votar a favor da CPI, fez sua “vontade própria, porque ele é o vereador”. “Ele [Alex] apenas me representa lá, mas quem mais me representa são os vereadores do meu partido que foram enfáticos e votaram a favor da CPI”, disse Bernal, se referindo aos vereadores progressistas Cazuza e Chocolate.

O prefeito questionou a posição da Câmara, que recentemente votou moção de repúdio contra ele, “atendendo a interesses pessoais” de certos vereadores, em vez de se preocupar com assuntos mais graves, numa “demonstração total do desconhecimento do verdadeiro sentido da existência da Câmara”.

“Por que não aprovaram a CPI da Saúde?”, questionou o prefeito. “A Câmara deixou de fazer valer uma oportunidade para passar a limpo a questão da saúde no município”, cobrou o prefeito. “É importante, ontem eu pedi aos meus correligionários progressistas e os dois votaram a favor da instalação da CPI e fizeram sua parte”, disse Alcides Bernal.

Segundo o prefeito, Alex, como seu líder, deveria ter dado o exemplo. “Mas ele é homem, adulto o suficiente para saber o que fez o que faz e eu não posso mandar. Vivemos num estado democrático de direito.

Mesmo sem CPI, os vereadores fizeram um acordo para que a Comissão Permanente de Saúde acompanhe o caso. A comissão, integrada pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Elizeu Dionísio (PSL), Dr. Jamal (PR), Grazielle Machado (PR) e Coringa (PSD), recebeu o reforço de mais quatro vereadores: Zeca do PT, Gilmar Neri da Cruz (PRB), João Rocha (PSDB) e Luiza Ribeiro (PPS).

Nos siga no Google Notícias