ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

“A meta é não ter uma vacina na geladeira até sexta-feira”, diz secretário

Atendendo a apelo dos governadores, Geraldo Resende convoca mutirão de vacinação contra covid

Gabriela Couto | 21/03/2021 11:05
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, vai atender ao pedido de esforço nacional por mutirão de vacina (Foto Chico Ribeiro)
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, vai atender ao pedido de esforço nacional por mutirão de vacina (Foto Chico Ribeiro)

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, propôs aos secretários dos 79 municípios para fazer um mutirão de vacinação contra covid-19 até sexta-feira (26).

O Estado recebeu neste sábado a nona remessa de vacinas contra o coronavírus. Ao todo são 48.650 doses de Coronavac e AstraZeneca. A meta é zerar o estoque de vacinas disponíveis para a população em uma semana.

“A proposta atende um apelo dos governadores que pedem mutirão para aplicar ao longo dos cinco dias todas as doses disponíveis. É um esforço nacional. Esse plantão de vacinação servirá para acabar com todas as vacinas que estão em estoque nos municípios. A meta é não ter uma vacina na geladeira até sexta-feira”, afirmou.

Até o momento 420.310 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Mato Grosso do Sul. As doses disponíveis serão para a primeira aplicação do grupo prioritários e para a segunda dose das pessoas que já tomaram a primeira.

Outro processo de celeridade que será realizado nesta semana é a antecipação dos novos dados do Programa Prosseguir. “Vamos ver se vamos antecipar o prosseguir de quarta para terça-feira para verificar as tomadas de decisões com o comitê da covid-19 para o Estado.”

 Também será realizada uma reunião por videoconferência nesta segunda-feira (22) com os prefeitos. “Servirá para discutir a pandemia no Mato Grosso do Sul e logicamente vai ter a discussão do cenário estadual, dessa antecipação dos feriados de Campo Grande, que está em bandeira cinza pelo Prosseguir, e o levantamento de cada município. Vamos analisar o resultado do decreto do Estado e se quiserem discutir e repercutir essa questão do feriado, discutimos.”

Segundo o secretário de  Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que criou o Prosseguir quando era secretário de Gestão, a única forma de combater a pandemia neste momento é com a vacina.

"Ela é a esperança de bilhões de pessoas a voltar a ter uma vida normal — na verdade, querem sua vida de volta. Nestes tempos tão difíceis, precisamos   proteger nossas vidas e redobrar os cuidados com a prevenção. Nossos esforços continuam no cuidado com a nossa população, mas é importante que todos façam sua parte no distanciamento", recomendou.

Nos siga no Google Notícias