ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Adiada decisão sobre pedido de Reinaldo para tirar Fachin de relatoria

Ministros Edson Fachin e Alexandre de Morais são contra

Anahi Zurutuza | 21/06/2017 17:32
Sessão plenária do Supremo desta quarta-feira (Foto: Carlos Moura/STF)
Sessão plenária do Supremo desta quarta-feira (Foto: Carlos Moura/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o julgamento do pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de afastar o ministro Edson Fachin da relatoria do acordo de colaboração premiada da JBS, o que poderia na prática e por consequência anular a delação.

A defesa do governador, citado no depoimento de um dos delatores, apresentou dois recursos ao STF no início do mês. Um dos pedidos, apresentado sob a forma de questão de ordem, estava sendo julgado na tarde desta quarta-feira (21) junto com outra questão de ordem com objeto parecido.

Os ministro Edson Fachin e Alexandre de Moraes votaram por negar o pedido do governador. O restante do colegiado vota nesta quinta-feira (22). 

Questões de ordem – A defesa do chefe do Executivo estadual argumentou basicamente que o ministro, também relator da Operação Lava Jato, não poderia ter “preferência” na distribuição da delação da JBS, porque o conteúdo não está estritamente ligado à força-tarefa.O trecho em que o governador é citado, para o advogado, não tem qualquer conexão com a operação que “abalou as estruturas” da política no Brasil.

“Existem fatos relacionados à operação e fatos não relacionados. Ele tinha de ter separado e colocado o que não era [da Lava Jato] na distribuição livre [por sorteio]”, explica Gustavo Passarelli ao Campo Grande News no dia 6 de junho.

O outro pedido de análise foi feito pelo próprio ministro Edson Fachin. Ele questiona o papel do relator diante de acordos de colaboração premiada e os limites que ele tem para atuar dentro do conteúdo dessas colaborações, quando da homologação dos acordos.

Esta é uma forma, chamada de questão de ordem por prevenção, de gerar jurisprudência e acabar com as contestações parecidas com as feitas por Reinaldo.

JBS e PGR – O advogado de Pierpaolo Bottini, que defende o Joesley Batista, argumentou na tarde de hoje no plenário, que a delação da JBS – composta pelos depoimentos do empresário, do irmão dele e de outros cinco integrantes do grupo empresarial, além de documentos. Bottini também defendeu a permanência de Fachin na relatoria dos processos envolvendo a JBS.

Conforme a Agência Brasil, o defensor afirmou que os benefícios conseguidos pelo cliente dele, como não ficar preso e poder morar fora do país, foram contrapartidas justas concedidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República), porque Joesley participou de ações controladas na investigação e colocou sua vida em risco ao delatar e gravar encontros com políticos.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também defendeu o trabalho feito pela PGR e terminou a argumentação usando uma frase de Martin Luther King. “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo”.

Ministro Edson Fachin durante a argumentação (Foto: Carlos Moura/STF)
Ministro Edson Fachin durante a argumentação (Foto: Carlos Moura/STF)

Fachin – O relator garantiu estar sendo imparcial e afirmou que desde o dia 12 de fevereiro deste ano, quando assumiu o comando dos julgamentos dos processos relacionados à Lava Jato, aceitou cinco delações e aplicou “metodologia idêntica” na homologação dos acordos.

“Não fiz juízo de valor do conteúdo”, afirmou deixando claro que os depoimentos por si só não são meios de prova e que a colaboração premiada “é uma instituição voltada à investigação”, ou seja, não condena ninguém e o juiz não deve interferir nos termos propostos pela PGR para o fechamento do acordo.

Imagem captada a partir do vídeo do depoimento de Wesley Batista, dado no dia 4 de maio; ele e o irmão Joesley delataram esquema de pagamentos de propina existente em MS (Foto: Reprodução)
Imagem captada a partir do vídeo do depoimento de Wesley Batista, dado no dia 4 de maio; ele e o irmão Joesley delataram esquema de pagamentos de propina existente em MS (Foto: Reprodução)

Habeas corpus – A defesa de Reinaldo Azambuja também tentou anular a delação por meio de um habeas corpus. O recurso, que foi protocolado no dia 1º deste mês, pedia em resumo que as delações voltassem à PGR para homologação de um novo acordo, onde o MPF (Ministério Público Federal) não deixe de oferecer denúncia contra os empresários.

De acordo com o advogado Gustavo Passarelli, o entendimento da defesa do governador é de que Fachin não poderia ter homologado a delação, visto que a legislação brasileira (Lei 12.850), que define organização criminosa e dispõe sobre investigações criminais e meios de obtenção de provas, torna obrigatória a denúncia contra “líderes de organizações criminosas”, como o governador, por meio da defesa, classificou, os irmãos Batista.

O habeas corpus foi negado pelo ministro Celso de Mello e por enquanto, a defesa de Reinaldo são fez novos pedidos no processo.

Conforme a delação, Reinaldo Azambuja levou R$ 45.631.696,03 do grupo JBS. Parte do dinheiro teria sido pago ao governador em espécie (R$ 10 milhões) e outra parte por meio de notas supostamente frias.

 

Nos siga no Google Notícias