ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Aécio defende inclusão de Estados na demarcação de áreas indígenas

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 19/08/2014 11:19
Candidatos do PSDB fazem campanha em Dourados nesta terça (Foto: Divulgação)
Candidatos do PSDB fazem campanha em Dourados nesta terça (Foto: Divulgação)

O candidato a presidente Aécio Neves defendeu, nesta terça-feira (19), a inclusão dos Estados em decisões relativas a demarcação de terras indígenas. A medida é polêmica, uma vez que conta com o apoio de produtores rurais, mas enfrenta resistência de indígenas e organizações a eles vinculadas.

Logo após desembarcar em Dourados, durante entrevista coletiva, o candidato tucano defendeu que, em casos de “conflito iminente”, as terras sejam realizadas desapropriações.

“Temos que buscar a paz no campo, que não será alcançada com a omissão do Governo Federal. Ter responsabilidade de avançar na direção da desapropriação de terras ocupadas por fazendeiros ou produtores rurais e acho, inclusive, que os Estados possam participar na definição das áreas [a serem demarcadas]”, defendeu Aécio Neves.

Quanto a participação dos Estados, seria necessário que a Constituição também os incluísse na tomada de decisão, uma vez que a responsabilidade pela demarcação recai sobre a União que indeniza os produtores apenas por benfeitorias e não pela terra nua.

Além da Funai (Fundação Nacional do Índio), o candidato tucano pontuou ainda que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) seja incluída na realização dos estudos para demarcações, além de ressaltar a importância da produção agrícola na economia do país.

“Quero hoje reiterar meu compromisso de fazer um governo parceiro do agronegócio. O Brasil hoje deve aos homens do campo, da agricultura e pecuária, o crescimento que vem tendo. Não fosse esse esforço nós estaríamos crescendo negativamente e o Brasil, infelizmente, não apreendeu até agora a necessidade da segurança jurídica para quem produz no campo”, frisou.

Em Mato Grosso do Sul, produtores rurais lutam na Justiça para impedir a criação de 39 novas áreas indígenas em 26 municípios. A medida consta de termo de ajustamento de conduta firmado entre a Funai e o Ministério Público Federal.

(Colaborou Flávio Verão, de Dourados)

Nos siga no Google Notícias