ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Alex cobra atitude de Bernal e pode entregar cargo de líder na quinta

Zemil Rocha e Kleber Clajus | 22/10/2013 14:44
Alex do PT diz que em política é preciso ter "esperança sobrenatural" (Foto: arquivo)
Alex do PT diz que em política é preciso ter "esperança sobrenatural" (Foto: arquivo)

O líder do prefeito na Câmara de Campo Grande, vereador Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT, admitiu nesta tarde que pode deixar o cargo na quinta-feira (24), caso o partido decida romper politicamente com o chefe do Executivo, Alcides Bernal (PP). “Fico na liderança do prefeito até decisão do PT, se continua ou não na base de Bernal”, afirmou Alex.

A condição dos petistas para continuar apoiando o prefeito Alcides Bernal, mesmo na iminência de um possível afastamento ou cassação de mandato, é que o progressista acolha as sugestões apresentadas na “Carta Aberta”, em que pediu a nomeação de um secretário de Governo, a instituição de conselho político e administração de coalizão, com a participação de outros partidos.

“Se o PT não estiver na base, vou ser líder de quem?”, indagou Alex do PT. “O PT tem uma orientação política e o Bernal precisa tomar atitude”, respondeu ele mesmo. Segundo o petista, o partido não está pedindo novas secretarias, quer apenas ajudar Bernal a superar a crise política.

Observou que o PT votou contra a instalação da Comissão Processante na Câmara “confiando no Bernal” e acreditando que ele possa reagir e tomar medidas em direção de um governo de coalizão, proposta até mencionada publicamente pelo prefeito, mas até hoje apenas em discurso.

“O PT quer melhorar a gestão dele. Secretários devem ser escolhidos não para serem fantoches e bonecos de ventríloquo. Deve haver diálogo, autonomia para decisões”, defendeu o ainda líder do prefeito na Câmara. “Se houver essas mexidas, os quadros do PT não alteram de apoio na Câmara”, garantiu. Se comprometeu até mesmo “a trazer resultados”, caso Bernal adote as medidas políticas sugeridas pelo PT.

Preocupado com o que pode acontecer no futuro, Alex do PT não esconde sua apreensão e garante que não é por sua vaga na Câmara, já que é suplente da vereadora licenciada Thaís Helena, atual secretária municipal de Assistência social. “Mesmo sendo suplente, estou muito preocupado. Não sou oportunista”, garantiu. “Não estou olhando só o circo pegar”, emendou.

Esperança sobrenatural – Indagado se ainda tinha esperança de mudanças na administração de Bernal, após quase 10 meses de gestão quase num mesmo ritmo e sem alteração de rumo, o líder Alex do PT ainda conseguiu exibir otimismo. “Em política tem de ter esperança sobrenatural”, afirmou ele.

Admitiu, porém, que há uma “crise real” instalada e que “se continuar neste ritmo vai se agravar”. Em seguida voltou a demonstrar sua crença na superação: “Se o Bernal adotasse as medidas propostas pelo PT, a situação poderia ser revertida. Decisão política nunca é tarde”. Apontou mais uma vez, contudo, que são decisões inadiáveis. “Não quero mais ficar patinando”, declarou.

Sem conseguir maioria na Câmara de Campo Grande, devido à falta de articulação política, o líder do prefeito lamenta a situação. “Até quando vamos nos submeter a essas derrotas sucessivas?”, questionou o vereador. “Se não tiver construção política de defesa vamos ficar sempre nisso”, acrescentou.

Nos siga no Google Notícias