ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Aliado de Dilma, líder do PMDB orienta bancada a votar pelo impeachment

Karine Melo, da Agência Brasil | 15/04/2016 11:26

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ), foi o primeiro a falar no espaço de 1 hora, dedicado aos partidos políticos, em sessão que discute o impeachment de Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (15).

Ele iniciou agradecendo o PMDB pela forma madura como debateu o processo de impeachment e anunciou a posição da legenda a favor do impedimento da presidenta Dilma Rousseff. “Quero aqui, nesse primeiro momento, dizer que, por decisão do PMDB, a orientação da bancada do PMDB será pelo impeachment”, disse.

Antigo aliado da presidenta da República, Picciani agradeceu a liberdade e postura do partido com ele, que não acompanhará a orientação na votação de domingo. Picciani classificou o momento como de “extrema gravidade da vida nacional” e avaliou que isso deve ser motivo de preocupação e atenção aos desdobramentos no passo seguinte. “Sou de uma geração que não viveu o arbítrio da ditadura, de uma geração que acompanhou, ainda na infância, o processo de impedimento de Collor. Não imaginava que minha geração viria a viver um momento como esse, mas quis o destino que aqui estivéssemos”, disse.

O líder do PMDB alertou que o momento grave seja tratado, por cada um dos parlamentares, com a seriedade que merece. “Seja qual for a nossa posição, não pode ser tratado como algo simples ou algo menor”, destacou.

Picciani disse que, se tratado com grandeza, o próximo passo pode ser uma reconciliação, para que sejam traçados novos caminhos para o futuro. “Quero fazer um apelo aos meus colegas de bacada. Seja qual for o resultado no próximo domingo, que nós todos tenhamos a grandeza no país, grandeza que faltou no pós-eleição de 2014”, afirmou.

Em uma tentativa de fazer uma análise mais neutra da situação, Picciani avaliou que os dois lados que protagonizaram a disputa em 2014 erraram. A presidenta, porque, segundo ele, não teve a compreensão de que havia uma divisão no país e que era preciso reconstruir pontes; e o partido derrotado nas urnas, o PSDB, por não ter aceito o resultado das urnas.

Pró-impeachment – A artilharia pesada do PMDB contra o governo seguiu na sequência da manifestação do líder. O deputado Léo Coimbra (ES) alertou que o país vive um período de turbulência, que atinge especialmente os mais pobres, com redução de renda, e os mais jovens, afetados pelo desemprego.

Coimbra disse que é preciso buscar saídas com urgência e afirmou que a presidente Dilma não tem mais condições para continuar no comando do Executivo. “Somado aos grandes equívocos da crise econômica, passamos a viver com atraso fiscal, maquiamento das contas, com decretos sem autorização legislativa, gestão temerária das contas. A presidente não pode se eximir da responsabilidade. Não tenho, e ninguém tem, dúvida de que o resgate da situação da economia e a reinserção do pais em novo momento nacional vão requerer muito esforço brasileiro, seja qual for o resultado no domingo”, afirmou.

Contra a presidenta, o parlamentar também citou fatos que não estão considerados na avaliação do processo, como contas de anos anteriores e conteúdos de delações premiadas da Lava Jato. A defesa do governo tem alertado a Casa sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal, que delimitou a análise do processo aos seis decretos legislativos e as pedaladas fiscais de 2015. “Embora não seja o tema, permeia o ambiente em que discutimos a crise do país. Não podemos fazer qualquer debate sem abordar o descalabro do que acompanhamos. É como se essa discussão não tivesse sentido, mas os brasileiros e brasileiras viram e ouviram tudo o que ocorreu”, afirmou.

Para Coimbra, “a sociedade sofreu um golpe. Esta situação representou um golpe cruel, que enganou especialmente aqueles que deram o voto à presidente Dilma”, completou, seguido pelos deputados Osmar Serraglio (PR), que pediu “impeachment já”, e Soraya Santos (RS), que alertou que a população está segura de que a Câmara está a favor do que clamam as famílias brasileiras, e tem que dar uma resposta às ruas no próximo domingo. “Não estamos procurando culpados. Estamos dizendo que o país está parado e as famílias estão nas ruas, pedindo um basta”, afirmou. Soraya acrescentou que o vice-presidente Michel Temer é a pessoa que tem capacidade de conduzir com tranquilidade o país. “Temer, você hoje é o farol e a esperança”, disse.

Ontem, em uma reunião que durou mais de 3 horas, o partido decidiu liberar seus parlamentares para que votem como quiserem. No encontro, porém, ficou claro que 90% dos 68 deputados que atualmente ocupam assentos na Casa querem o impeachment.

Nos siga no Google Notícias