ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Aliados fazem arrastão para reverter votos e evitar cassação de Bernal

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 10/03/2014 10:27
Paulo Siufi foi o presidente da CPI que culminou no pedido de cassação e pode mudar de voto (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Paulo Siufi foi o presidente da CPI que culminou no pedido de cassação e pode mudar de voto (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

Os vereadores aliados do prefeito Alcides Bernal (PP) promovem, nos últimos dias, um verdadeiro arrastão para angariar apoio e evitar a cassação do chefe do Executivo nesta quarta-feira. A oposição garante ter 20 votos e trabalhar para chegar a 22 votos. Para cassar o mandato de Bernal, o relatório da Comissão Processante precisa ser aprovado por 20 dos 29 parlamentares. A sessão de julgamento está prevista para começar às 14h do dia 12 de março deste ano.

“Converso com todos os vereadores para mostrar que não há nenhum ato que recomende a cassação do prefeito”, afirmou a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das principais aliadas do prefeito no legislativo.

Ela prevê o apoio de 14 dos 29 vereadores. Na conta favorável ao prefeito, ela conta até com o voto do principal oposicionista na Câmara e presidente da CPI do Calote, Paulo Siufi (PMDB). “Ele está do nosso lado”, ressaltou.

Os votos certos são os três do PT (Zeca do PT, Marcos Alex e Ayrton Araújo), Luiza, Paulo Pedra (PDT), Gilmar da Cruz (PRB) e Cazuza (PP).

Ela conta com o voto de vereador Eduardo Romero (PTdoB). “O Romero está do nosso lado. Ele está muito convencido que a processante não se justifica”, garantiu. O trabalho dos defensores de Bernal na Câmara, que inclui Pedra e o líder do prefeito, Marcos Alex, é usar a sentença do juiz da 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David Gomes, de que não há nada irregular contra o prefeito.

Luiza também conta com o voto de Jamal Salem (PR), que tentou mudanças na Secretaria Municipal de Saúde, mas não conseguiu.

Outro que ela contabiliza na base é Edson Shimabukuro (PTB), que indicou o presidente da Agetran, mas vem barganhando apoio para indicar mais nomes para a pasta. Ele chegou a brincar que gostaria de colocar 60 pessoas na agência de trânsito.

Na conta da oposição, 20 vereadores já decidiram votar a favor da cassação do mandato do prefeito. No entanto, eles trabalham para chegar a 22 votos. Entre os votos contabilizados, estão o do ex-fiel escudeiro Chocolate (PP) e do ex-aliado João Rocha (PSDB).

Já o vereador Paulo Siufi aparece na conta dos dois lados, da oposição e da situação. Ele indicou a prima, a médica Liliam Maksoud Gonçalves para presidir o Instituto Municipal de Previdência Social.

Nos siga no Google Notícias