ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Aluguel de hospital dos Uemura foi superfaturado em 45%

Redação | 03/09/2009 11:21

A locação do antigo Hospital Santa Rosa, feita pela Prefeitura de Dourados em setembro de 2007, na administração Laerte Tetila (PT), foi superfaturada, apontou auditoria realizada no ano passado pelo Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde. Relatório sobre as irregularidades foi enviado em junho deste ano ao Conselho Municipal de Saúde de Dourados.

A estrutura, transformada em Hospital da Mulher, pertence à família Uemura, acusada pela Polícia Federal de corromper servidores e políticos de Dourados para manter o monopólio de serviços funerários, venda de medicamentos e aluguel de carros.

Escutas telefônicas feitas durante a Operação Owari mostraram que para negociar o hospital os Uemura contaram com a "colaboração" do dentista André Freitas Tetila, filho do ex-prefeito Laerte Tetila, e do então secretário de Saúde, João Paulo Esteves Barcellos. A PF acusa os dois de receberem propina dos Uemura após a locação do hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde também recebeu o documento e já começou, segundo a assessoria jurídica, a apurar os responsáveis pelas irregularidades e a tomar as providências necessárias para readequar os valores.

Há dois anos, a Prefeitura de Dourados paga R$ 100,5 mil por mês aos Uemura pelo aluguel do imóvel e dos equipamentos. Segundo a auditoria do Ministério da Saúde, o valor é superestimado, pois foi calculado com base em levantamentos suspeitos sobre o valor do imóvel e sobre os aparelhos.

A auditoria descobriu que a Comissão de Avaliação do Município homologou valor superfaturado do imóvel, avaliado em R$ 4,5 milhões com base em laudos elaborados pelos corretores Roosevelt Granja, Rodrigo Boschetti Medeiros e Ayrton Romero de Castro. Os laudos dos corretores, conforme a auditoria, são idênticos e se diferenciam apenas no valor da avaliação

Nos siga no Google Notícias