A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

24/09/2013 10:50

André abrirá Aquário em outubro de 2014 e adia debate sobre gestão

Lidiane Kober
Obra emblemática na Capital começa a ganhar forma (Foto: João Garrigó)Obra emblemática na Capital começa a ganhar forma (Foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli (PMDB) planeja abrir para o público o Aquário do Pantanal dia 11 de outubro de 2014, quando Mato Grosso do Sul comemora aniversário de fundação. Ele revelou ainda que “tocará” a administração da atração até o final do mandato e deixará nas mãos do sucessor a decisão de contratar ou não empresa para gerir o aquário.

“Até abril, a obra deve estar pronta, daí vamos equipar e tem ainda a quarentena para os peixes se adaptarem. Espero abrir no dia do aniversário do Estado”, disse André ao Campo Grande News. A previsão inicial era concluir o empreendimento em outubro deste ano.

No início do ano, no entanto, o governador alegou complexidade na construção do Aquário e adiou para 2014 a entrega do centro de pesquisa. A decisão também levou em conta adaptações no empreendimento, como a possibilidade de mergulhar nos aquários. A mudança também elevou de R$ 84,7 milhões para R$ 100 milhões o custo da obra.

Sobre a administração do aquário, André anunciou governá-lo nos três últimos meses de seu mandato. “Vou tocar e daria conta de tocar”, afirmou. “Não vou interferir em nada na gestão do sucessor e vou entregar tudo redondinho”, completou para reforçar não abrir licitação a fim de contratar empresa para administrar o espaço.

Questionado sobre as responsabilidades da administração, como, por exemplo, a contratação de profissionais para providenciar a limpeza, a alimentação e a recepção dos visitantes, o governador evitou dar detalhes e repetiu que “vamos dar conta”. Inicialmente, ele pensava em contratar empresa para gerir o aquário em parceria com universidades.

Atrações - Em seus 18 mil metros quadrados de área construída, equivalente a duas praças Belmar Fidalgo, o Aquário vai abrigar 24 tanques, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água, com 263 espécies de peixes, entre as pantaneiras de escama e couro. Os números superlativos lhe conferem o status de maior aquário de água doce do mundo.

No Parque das Nações Indígenas, a área construída vai ocupar 10 mil metros quadrados, incluindo, além dos aquários, laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira. Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies, entre peixes, invertebrados, répteis e mamíferos.

Para visitar o aquário, o visitante deverá pagar entrada, mas o valor ainda não foi definido. O governador fez questão de adiantar destinar um dia e meio de visitas gratuitas a escolas do interior do Estado e da Capital. Para ele, o maior lucro do Estado está na apropriação da grife Pantanal.



Algumas pessoas da cidade gostam da tal comparação de construir hospital ou o aquário. Quem é de cidades maiores, do RJ e SP, nem discute tal tema. Evidente que Campo Grande merece algo como o empreendimento e mais leitos de hospital também. Mas o primeiro agrega ao nome da cidade, traz visibilidade e cultura. No segundo caso, era melhor verificar a educação das pessoas, gente educada come melhor, faz exercícios físicos e não fica fazendo palhaçada com carro ou moto nas ruas da cidade. As três recomendações trazem mais saúde.
Portanto, parem com a bobagem de pedir hospital e exijam EDUCAÇÃO. É mais lógico. Da maneira que anda, se a cidade quadruplicar os hospitais da noite para o dia, em três anos sera insuficiente.
MAIS EDUCAÇÃO resolve quase todos os problemas!!!
 
Fabiano Silva em 24/09/2013 15:09:14
Acabei de voltar de Cuiabá , lá estão erguendo um elefante branco que será um estadio de futebol, aqui pelo visto estão erguendo outro em pleno parque dos poderes. Que também não servirá pra nada. Alias quem nada é peixe não é mesmo ?
 
Sergio Passos em 24/09/2013 14:39:26
Com 100.000.000,00 caraca com tantos zeros assim, olha daria para construir uma mansão em malibu, outra em maiami, uma na california e ainda sobrava troco, é povão vcs merecem pagar a conta com tanto imposto que vcs pagam.
 
jose carlos em 24/09/2013 13:59:54
Eu acho que precisamos ter um atrativo turistico sim, não sei se o aquario é a melhor escolha devido ao custo da obra e da sua manutenção, mas é válido, desvio sempre tem, isso não tem como evitar, só tirando todo mundo que tá lá e colocando gente que nunca foi da política trocando todo mundo a cada dois anos, pois eles aprendem rápido, podiam fazer um Simba Safari parecido com o que havia em São Paulo mas só cercando o local dos veículos passarem para que os animais não invadam, eles continuariam na vida selvagem mas as pessoas poderiam passar de carro, sem poder descer do veículo, no meio dos bichos.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 24/09/2013 12:30:06
o povo pede hospital, mas aqui ja tem, o que nao tem sao medicos profissionais. agora se tivesse o povo tava reclamando que aqui nao tem nenhum lugar de lazer. dinheiro para saude e hospital tambem sao repassados...e cade o dinheiro....
 
marcos dias em 24/09/2013 12:14:17
Uma piscina de cem milhões de reais será "parada obrigatória" ? Com esse dinheiro, o governo poderia ter construído o hospital infantil que o Estado tanto precisa. Mas a preocupação é com a "Grife Pantanal", afinal, ninguém pelas bandas do Parque dos Poderes precisa de atendimento na rede pública de saúde. Lamentável o desperdício de dinheiro público com tanta gente precisando.
 
Marcelo Teixeira em 24/09/2013 11:49:20
KKKKKKKKK, Adrielle Pereira, que vexame hein. O Bernal tem as pessoas em primeiro lugar. Claro, ele vai atrás dos catadores de lixo, "em primeiro lugar", para roubar os míseros direitos deles. Sai dessa enquanto é tempo Adrielle. Que pessoas em primeiro lugar o que!!!!
 
Leandro Pape em 24/09/2013 11:40:33
E aí MP ? Que tal da uma verificada nessa obra aí, ta saindo um pouco carinha né rsrs
 
Will Smith em 24/09/2013 11:25:17
Adrielle, discordo da sua frase. Quantos milhões seriam desviados na construção de um hospital para os bolsos dos políticos? Temos 40 prédios, entre postos de saúdes e hospitais na capital, o que falta não é mais um prédio para isso, mas sim profissionais capacitados para nos atender. Parabéns pelo aquário André Puccinelli, a capital morena merece mais essa atração!
 
José Cláudio em 24/09/2013 11:24:00
Que coincidência! Bem na época das eleições!!! E olha que a previsão inicial era começo de 2013!!!
 
RODRIGO FERREIRA em 24/09/2013 11:12:24
ADRIELLE PEREIRA, este aquário será a maior atração turística de CG, pra não dizer a única. Será parada "obrigatória" para os turistas de Bonito e Pantanal. Os turistas gastarão aqui, a arrecadação dos impostos aumenta e aí sim se constrói os hospitais que você tanto quer.
 
RODRIGO FERREIRA em 24/09/2013 11:10:55
QUANTOS HOSPITAIS SERIAM CONSTRUIDOS COM ESTA GRANA.
OS PEIXES EM PRIMEIRO LUGAR, DEPOIS AS PESSOAS
 
adrielle pereira em 24/09/2013 10:45:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions