André diz que União deveria resolver ao menos conflito na fazenda Buriti

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a União deveria resolver ao menos a situação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, onde índios ocuparam o local e exigem que a área seja demarcada.
“Sou governador de branco, negro, amarelo, de todas as raças, gostaria que houvesse uma solução para estes conflitos, ao menos resolver a situação de Buriti que já estava bem adiantado”, destacou ele.
- Leia Também
- Índios que invadiram área denunciam terceiro ataque em 5 dias
- Índios prometem invadir área de 7,2 mil hectares; polícia federal está no local
André já declarou que qualquer tragédia que ocorrer nestes conflitos indígenas será culpa do governo federal, já que ele “titulou” as terras e não houve qualquer tipo de “grilagem” aqui no Estado. “Tem que assumir a responsabilidade que compete a eles, nós fizemos a nossa parte”.
Após o fracasso na tentativa de negociação com os produtores por meio de TDA (Título da Dívida Agrária), o governo federal não continuou as reuniões e os acordos que estavam sendo firmados entre produtores e comunidade indígena.
Em função da paralisação das negociações, os indígenas estão seguindo em frente em ocupações de terras no Estado, como foi feito na fazenda Boa Esperança em Miranda.
Documento – O deputado estadual Pedro Kemp (PT), que estava acompanhando as articulações sobre o conflito, enviou na segunda-feira documento ao Ministério da Justiça pedindo a retomada das conversas, para que não haja novas mortes em razão de conflito indígena em Mato Grosso do Sul.