ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

André não esconde irritação com desfalque na segurança na Copa

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 23/05/2014 09:28
"A Copa não é aqui", afirma o governador. (Foto: Cleber Gellio)
"A Copa não é aqui", afirma o governador. (Foto: Cleber Gellio)

O desfalque na segurança pública de Mato Grosso do Sul para atender cidades-sede da Copa do Mundo foi confirmada pelo governador André Puccinelli (PMDB), mas ele não esconde a irritação e enfatiza que será o mínimo possível.

“Não tem como deixar de fazer, mas será o mínimo possível porque preciso de policial aqui. A Copa não é aqui”, afirma Puccinelli nesta sexta-feira. Ele participa do 5º Congresso Nacional de Vereadores, realizado no Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Campo Grande se candidatou a receber jogos do Mundial, mas foi preterida por Cuiabá, capital do Mato Grosso, na escolha da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

“Estou contratando agora, estão fazendo academia e me tiram [policiais para] a Copa”, salienta. O governador conta que consultou o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, sobre a necessidade de enviar policiais para fora do Estado. Não foi divulgada a quantidade de policiais que partem daqui para atuar na Copa.

Ontem, o Campo Grande News divulgou que somente a PRF (Polícia Rodoviária Federal) terá que abrir mão de 25,5% do efetivo. Desta forma, postos de atendimento correm o risco de serem fechados de 30 de maio até meados de julho.

O alerta partiu do presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários de Mato Grosso do Sul, Lúcio Nogueira. Segundo ele, dos 450 profissionais, que atuam em 22 postos e 10 delegacias, 115 foram escalados para atuar na Copa.

Das polícias Civil e Militar, segundo Jacini, por enquanto, poucos policiais foram convocados pela Fifa. “Uma meia-dúzia está atuando no planejamento, nos setores de inteligência, execução e perícia”, disse ontem à reportagem.

Nos siga no Google Notícias