ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

André veta leis que proibiam termômetro de mercúrio e quadro negro

Marta Ferreira | 10/06/2011 08:55

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou totalmente dois projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa.

O primeiro, do deputado estadual Pedro Kemp, proíbe a venda de termômetros de mercúrio em Mato Grosso do Sul. O outro veta a utilização nas escolas dos quadros negros, e foi proposto pela deputada Dione Hashioka (PMDB).

Em relação ao projeto sobre a venda de termômetros de mercúrio, o texto do veto justifica que a iniciativa não acompanha a legislação federal a respeito.

“A proposição em comento esbarra justamente nessa contrariedade à legislação federal, pois a proibição genérica de comercialização de termômetros de mercúrio vai de encontro ao disposto na Lei Federal n. 9.782”, afirma o texto.

Outra justificativa é de que a normatização, controle e fiscalização de produtos e serviços de interesse da saúde cabe à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por isso o Estado não tem competência para definir regras a respeito.

Com relação ao projeto que proíbe o quadro negro nas escolas, sob a alegação de que uso de giz é prejudicial, o veto do governor afirma que o projeto usurpa a competência do Executivo.

Diz ainda que, pelo menos no que tange às escolas da rede pública estadual, os gizes comprados compra são atóxicos, antialérgicos e aprovados em teste de irritação dermatológica.

Nos siga no Google Notícias