ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Antes de decidir se afasta Bernal, TJ quer ouvir vereadores da base aliada

Paulo Yafusso | 03/11/2015 18:10
Sessão do TJ do último dia 25 de agosto, que foi decidido o retorno de Alcides Bernal à Prefeitura (Foto: Arquivo)
Sessão do TJ do último dia 25 de agosto, que foi decidido o retorno de Alcides Bernal à Prefeitura (Foto: Arquivo)

A 1ª Câmara Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado) adiou, mais uma vez, a decisão sobre o pedido de afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP), apresentado pela Câmara Municipal de Campo Grande. É a terceira vez, desde que Bernal retornou ao cargo no último dia 25 de agosto, que o recurso apresentado pelo Legislativo Municipal tem a apreciação adiada. No dia 13 de outubro, o julgamento do embargo de declaração foi transferido para o dia 20 do mesmo mês, pela “ausência justificada” da relatora do processo, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges. E no dia 20, foi retirado da pauta por indicação da própria relatora.

A análise do recurso pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível estava marcada para esta terça-feira (3), mas a definição sobre o futuro de Alcides Bernal na Prefeitura da Capital vai levar mais alguns dias. Na decisão de hoje, a desembargadora Tânia Freitas Borges deu o seguinte despacho: “Considerando que os Embargos de Declaração opostos possuem pedidos de efeitos infringentes, manifestem-se os embargados sobre os mesmos, no prazo de 05 dias”.

Isso significa dizer que antes de decidir, a Câmara quer que os cinco vereadores (embargados) que votaram contra a cassação de Alcides Bernal em março do ano passado, se manifestem sobre os argumentos apresentados no processo. É que a jurisprudência, em casos como este, de que uma decisão judicial pode ser modificada, aponta que a outra parte deve ser ouvida, para que se possa esclarecer dúvidas ou contradições. Terão que ser ouvidos, portanto, os vereadores Luiza Ribeiro (PPS), Ayrton Araújo (PT), Cazuza (PP), o agora deputado federal Zeca do PT, e Paulo Pedra (PDT), que se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Governo.

No Embargos de Declaração, para pedir o afastamento do prefeito Alcides Bernal, a Câmara Municipal apresenta várias alegações, entre elas de que Bernal havia renunciado ao mandato ao se candidatar a senador após a sua cassação em março de 2014. E como no decorrer do processo o MPE (Ministério Público Estadual) se referiu ao fato novo que é a Operação Coffee Break e solicitou a anexação dos autos da Operação ao processo, foi alegada a nulidade da Ação Popular que reconduziu o progressista à Prefeitura em agosto último.

Nos siga no Google Notícias