A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/12/2011 00:55

Aos 81 anos, morre o ex-deputado Nelson Trad

Paulo Fernandes
Culto, Nelson Trad era um excelente orador; ele deixa três herdeiros políticos (foto: arquivo)Culto, Nelson Trad era um excelente orador; ele deixa três herdeiros políticos (foto: arquivo)

Vítima de um problema no coração, o ex-deputado federal Nelson Trad, de 81 anos, morreu há pouco no Hospital Proncor, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

O hospital confirmou a morte, mas disse não ter autorização da família para dar informações sobre a causa da morte.

O deputado federal Edson Giroto (PR) contou que o colega Fábio Trad (PMDB), filho de Nelson Trad, está muito abadido. “É um homem que Mato Grosso do Sul deve para ele a História”, afirmou.

Nelson Trad estava com a saúde fragilizada. Recentemente, com um diagnóstico de obstrução de artérias, ele teve implantado dois stents para reforçar o bombeamento do sangue.

Trad apresentava problemas cardíacos desde 1983, quando operou e passou a fazer revascularizações frequentes. No ano passado ele implantou um marcapasso.

Culto e habilidoso - Nascido em Aquidauana, em 1930, o advogado e professor Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Durante a carreira política na Câmara dos Deputados, Trad foi ainda líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética.

Ele foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul. Culto e habilidoso com as palavras, Nelson Trad era um crítico ácido principalmente ao PT.

O patriarca da família Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957, e voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista, mas acabou entrando na política.

Aliás, a militância política teve um ensaio antes do retorno ao Estado, quando Nelson Trad comandou uma greve que parou a linha de bonde no Rio de Janeiro.

"O movimento saiu da minha faculdade, do Catete, e até hoje alguns remanescentes lembram com saudades", disse o ex-deputado em uma entrevista à TV Assembleia, exibida em maio deste ano.

O protesto rendeu a fama de "baderneiro" e de "comunista" a Trad, que era advogado do PCB (Partido Comunista do Brasil). "Alguns afirmaram de forma segura: esse é um comunista", contou o patriarca, naquela entrevista. Durante a Ditadura Militar, Nelson Trad ficou preso por 25 dias.

Ele deixa três herdeiros na política: o prefeito Nelsinho Trad, o deputado federal Fábio Trad e o deputado estadual Marquinhos Trad.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


DEMORÓ..!!
 
ALEX DAGOBERTO MONARES OLEA em 19/07/2013 11:51:54
Nessa hora é muito difícil ter palavras pra confortar corações dos que ficam. Mas sabemos que Deus é quem pode trabalhar para que a dor da perda fique menor. Meus pêsames.
 
Anny Crysthyna em 08/12/2011 10:02:20
Que Deus possa confortar e consolar os corações dos filhos e demais familiares por essa perda.
 
Deborah Campos em 08/12/2011 10:00:32
Grande perda para todos Sul-Mato-Grossense.
 
ARLETE RIBEIRO em 08/12/2011 09:59:29
Meus pêsames a toda a família Trad pelo passamento do Dr. Nelson Trad. Marga Freire, SP
 
Maria Margarida Freire em 08/12/2011 09:54:52
Nelson Trad, Lúdio Coelho, Celina Jallad - grandes perdas: saem da política para entrar na história do Mato Grosso do Sul!
 
AROLDO ALCANTARA DE PAULA SOUZA em 08/12/2011 09:36:14
Um cidadão que soube fazer da política um meio para que os anseios do povo fossem realmente atendidos. Um homem de extraordinária inteligência, competente e hábil jurista e também com as palavras, deixou um vácuo como pessoa querida e necessária nesse Estado que dificilmente será ocupado; os sulmatogrossenses por isso se curvam em respeito a Nelson Trad.
 
Fernando Andrighetti em 08/12/2011 09:04:15
E uma perda muito grande para nossa historia! mas parabens ao campo grande news por nos deixar a parte de todo acontecimento em nossa cidade,mesmo sendo uma noticia muito triste.
 
claudia eliana da costa lula em 08/12/2011 08:39:46
e com muito pesar que escrevo sobre a morte de um marco em nossa história ...
Homem sábio formador de grandes personalidades, incluindo meu grande e querido Professor Marcos Trad
 
KATIUSCIA FERREIRA em 08/12/2011 06:58:51
Perde muito o estado de Mato Grosso do Sul, e o Brasil, pois tratava-se um politico à moda antiga, onde a ética e a honestidade pautavam a conduta.Que sirva de exemplo não só para os politicos atuais, bem como também aos seus herdeiros politicos deixados.
 
roberto rios em 08/12/2011 06:40:43
Hoje quem perdeu foi a populaçao! Perdeu um pai exemplar, um politico honesto e querido que tinha humildade como forma de viver! Amigo, inteligente, apaixonado pela politica e pelo botafogo. Pessoa com quem valia a pena prosear sem hora pra terminar. Ensinou muito a quem teve o prazer da convivencia! Fique em paz Nelson Trad! Mato grosso do sul sentira sua falta.
 
David souza lemos em 08/12/2011 05:25:55
Condolências aos familiares.
 
Ana Lúcia Bianco em 08/12/2011 05:13:18
Nelson Trad foi um paradigma de seriedade no trato da coisa pública. Um exemplo a ser seguido. Exprimo minhas condolências para a família e os votos que a retilineidade patriarcal seja paradigma sempre presente na vida de seus descendentes.
 
Helder Pereira de Figueiredo em 08/12/2011 04:59:14
Meus pêsames a toda família Trad.
 
Thiago - NAPA em 08/12/2011 02:58:41
uma referencia para a politica de nosso Estado e para o nosso País que Deus possa confortar os corações dos familiares estaremos orando por todos.

Léo Marques
assessor vereador Lidio Lopes
 
Léo Marques em 08/12/2011 02:43:00
Uma grande perda. Sofremos a mesma dor dos familiares por ter sido um homem de grande valor para a família e para todos os sul-matogrossenses. Que esteja num lugar muito confortável, iluminado, descansando no oriente eterno.
 
Marcelo Radaelli em 08/12/2011 02:22:47
EU ESTOU MUITO TRISTE AO SABER DA PERCA DA PESSOA QUE POR MUITOS ANOS COM SEU TRABALHO HONROU O NOME DO NOSSO ESTADO NA CÂMARA FEDERAL SOU PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PRTB DO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA HOMEM BOM HONESTO QUE AO LONGO DA SUA VIDA PUBLICA HONROU O NOME TRADE
 
Carlos Alberto Cabral da silva em 08/12/2011 02:16:30
Meus sentimentos a toda a família.
Que ele descanse em paz e que Deus lhes dê todo o conforto.
 
Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos em 08/12/2011 02:10:15
O Mato Grosso do Sul, perde o baluarte da ética, á poítica um homem público que saiu
do cenário sem nehuma mácula, sem nenhum arranhão, a familia uma grande pai, um exemoplo de chefe de familia e os seus funcionários o ensinamento de que a vida pública pode ser realizada com honestidade e seriedade, como diria o seu slogam eleitoral
VOTO SÉRIO TEM NOME., Marcelo Nascimento. (chefe de gab)
 
MARCELO NASCIMENTO SILVA - CHEFE DE GAB. EM BRASÍLIA em 08/12/2011 02:01:22
é muito triste essa noticia....q deus conforta essa família linda e abençoada..
 
noemia rocha em 08/12/2011 01:51:23
Que pena mato Grosso do Sul perdeu um grande politico, um grande mestre, um grande homem,mais deixa um grande legado...
 
sidinei santos em 08/12/2011 01:41:40
É triste saber que em uma época de festejos e ao ver a capital tão linda e enfeitada, o nosso Estado do Mato Grosso do Sul perca um cidadão digno e de tão grande valia para nossa história! Entristecida dou meus pêsames a toda família Trad que tanto contribui ao nosso desenvolvimento e a todo povo sulmatogrossense.
 
ELOISE DOS SANTOS FREITAS em 08/12/2011 01:41:28
Excelente pai de família, exemplo para os homens do nosso estado.
 
Sulivan Ruwer em 08/12/2011 01:40:50
Grande homem!
Exemplo de cidadão, de advogado, de político e de pai de família!
Pessoa que deve sempre ser lembrada por tudo que fez por nosso estado!
Vá com Deus deputado!
Leve a justiça e a sabedoria que sempre lhe acompanhou!
 
Augusto Liberato em 08/12/2011 01:39:14
Grande perda para o Estado do Mato Grosso do Sul, e para o país. Descanse em paz, e que O Senhor Jesus, conforte a família Trad, e traga-lhe paz. Também fico em luto, pois eu sou um admirador deste triunfante político.
 
Ed Borges Dourado em 08/12/2011 01:23:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions