ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Após dois anos de intervenção federal na UFGD, deputados cobram solução

Deputado com base em Dourados, José Barbosa, levantou a questão durante a sessão desta terça-feira

Gabriela Couto | 06/04/2021 12:46
Votos de professores e alunos não foram levados em consideração e UFGD está nas mãos de nomeados pelo governo federal (Foto Divulgação)
Votos de professores e alunos não foram levados em consideração e UFGD está nas mãos de nomeados pelo governo federal (Foto Divulgação)

Desde março de 2019 a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) sofre com uma intervenção do Governo Federal.  O professor eleito Etienne Biasotto não assumiu ao cargo de reitor. No lugar dele foi nomeada Mirlene Ferreira Macedo Damázio .

Na sessão desta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa, o deputado José Barbosa (DEM) levantou a discussão sobre o caso após nova substituição da interventora. Assumiu o carto de reitor Lino Sanabria.

“A UFGD, tão importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil, há dois anos sofreu intervenção. Agora, surpreendentemente, a intervenção sofreu intervenção. Algo inusitado e lamentável. O maior ataque na autonomia universitária e um total desrespeito ao processo eleitoral”, disse o deputado.

José Barbosa explicou que, por meio do voto, os estudantes, técnicos e professores e professoras legitimaram o professor Etienne para exercer a função de reitor. Ele ficou em primeiro lugar na lista tríplice que foi envidada ao Ministério da Educação, obedecendo à legislação.

“Faço uma rogativa à bancada federal e ao presidente da República que respeite a autonomia universitária e coloque na reitoria aquele que foi legitimamente eleito”, afirmou o deputado. Os deputados Rinaldo Modesto (PSDB) e Lidio Lopes (PATRI) lamentaram a situação da UFGD e também cobraram providência por parte da União.

Nos siga no Google Notícias