ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após operação da PF, Câmara cria CPI para apurar denúncias em Corumbá

Aline dos Santos | 04/06/2012 16:40

A ação investiga desvio de dinheiro e direcionamento de licitações.

Vereadores criaram CPI após operação Decoada.
Vereadores criaram CPI após operação Decoada.

A Câmara Municipal de Corumbá criou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar indícios de improbidade administrativa na prefeitura. A comissão surgiu quatro dias depois da operação Decoada, realizada pela PF (Polícia Federal) na última quinta-feira. A ação investiga desvio de dinheiro e direcionamento de licitações.

A CPI é integrada pelos vereadores Oséas Ohara de Oliveira e Antônio Vianna Galã, ambos do PMDB, e Marcos de Souza Martins, o Marquinhos do PT. Os membros se reunirão para escolha do presidente e do relator, com prazo de 60 dias para concluir o trabalho.

O promotor Luciano Anechini Lara Leite comunicou à Câmara que o MPE (Ministério Público Estadual) apurou - em investigações integradas com o MPF (Ministério Público Federal ), CGU (Controladoria- Geral da União) e Polícia Federal - favorecimentos a empresas, direcionamento e fraude em licitações, uso de documentos falsos e falsidade ideológica em contratos firmados pela prefeitura.

A comissão foi formada a pedido dos vereadores Oséas Ohara (PMDB), Evander Vendramini (PP), Antônio Galã (PMDB), Dirceu Miguéis (PMDB) e Rogério Candia (PMDB). Os membros foram escolhidos por meio de votação nominal.

“Estamos diante de fatos muitos graves, enquanto a prefeitura continua se negando a enviar documentos para esta Casa, de prestação de contas de contratos que hoje estão sendo questionados pela Justiça”, afirmou o presidente Evander Vendramini (PP).

Escutas e prisões - Na operação Decoada, foram presos o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa; o ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, que deixou o cargo para disputar as eleições; o assessor de gabinete, Carlos Porto; e a gerente II da Secretaria de Gestão Governamental, Camila Campos Carvalho Faro. Todos já estão em liberdade.

O secretário de Finanças e Porto foram afastados de suas funções pela Justiça. A lista de afastamentos ainda inclui o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra; diretor da junta interventora do Hospital de Caridade, Vitor Salomão Paiva; e os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

De acordo com o delegado da PF (Polícia Federal), Alexandre do Nascimento, as prisões e afastamentos foram por indícios de participação no esquema para lesar os cofres públicos. Ainda não foi determinado o tamanho do prejuízo, contudo, as fraudes envolvem milhões de reais em recursos federais. Escutas telefônicas apontam indícios de fraudes na área de Saúde e superfaturamento de show.

Segundo o prefeito Ruiter Cunha (PT), vários casos apontados como fraudes licitatórias e desvio de verbas pela CGU já foram rebatidos e esclarecidos pelos técnicos da prefeitura de Corumbá. “Não dá para falar que A, B ou C cometeu qualquer tipo de delito. Não dá para ser sustentada assim”, declarou.

Nos siga no Google Notícias