ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Após polêmica sobre fonte da verba, Câmara aprova reforma de Bernal

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 18/06/2013 14:28
Vereadores aprovaram criação das secretarias da Mulher e da Juventude (Foto: Cleber Gellio)
Vereadores aprovaram criação das secretarias da Mulher e da Juventude (Foto: Cleber Gellio)

A Câmara de Campo Grande aprovou por unanimidade, durante a sessão desta terça-feira, a reforma administrativa do prefeito Alcides Bernal (PP), com a criação de duas novas secretarias municipais, a da Mulher e a da Juventude. No mesmo projeto aprovado foi modificado o nome da Coordenadoria de Defesa Civil.

Também com 18 votos a favor e nenhum contra, os vereadores aprovaram a emenda modificativa, também de autoria do Executivo, que define de onde sairá o dinheiro (da Secretaria de Assistência Social) para criação das novas secretarias. A emenda reduziu o valor do remanejamento de R$ 2,6 milhões para R$ 1,8 milhão.

O problema relativo à origem dos recursos para a criação das duas novas secretarias gerou polêmica na Câmara, que chegou a fazer uma emenda assinado por 21 dos 29 vereadores para definir a fonte dos recursos. O projeto deveria ter sido votado há mais de um mês. No dia 16 de maio, o líder do prefeito, Marcos Alex (PT), chegou a concordar com a mudança proposta, mas Bernal, que estava em Brasília, pediu para adiar a votação.

Existem 22 secretarias ou agências equiparadas na administração municipal de Campo Grande e com a proposta de Bernal, aprovada hoje na Câmara, passarão a ser 24, contrariando o discurso do “enxugamento” da estrutura básica da prefeitura que fez no começo do ano.

Temor de acumulação - Na votação de hoje, os vereadores Eduardo Romero (PSL), Otávio Trad (PT do B), Coringa (PSD), Rose Modesto (PSDB), Luiza Ribeiro (MD), Gilmar Araújo (PR) e Carlos Augusto, o Carlão (PSB) fizeram questão de justificar o voto. Carlão foi o mais incisivo, pedindo ao prefeito Alcides Bernal que evite acumulação de cargos. “Quero pedir ao senhor prefeito que não acumule secretários nessas secretarias. Que não nomeie Semy, Ballock e Thais para acumular essas pastas , que nomeie pessoas competentes”, afirmou o socialista.

Até hoje, Bernal ainda mantém alguns secretários acumulando pastas na administração municipal. O secretário de Receita, Gustavo Freire, por exemplo, até hoje acumula o cargo de secretário de Governo.

No bojo do projeto de reorganização da estrutura básica da Prefeitura de Campo Grande, com objetivo principal de criar as Secretarias Municipais da Juventude e de Políticas para as Mulheres, a Câmara também aprovou a mudança do nome da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) para Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), inclusive com a competência de opinar sobre a necessidade ou não de decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Nos siga no Google Notícias