ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após quase seis anos, STJ decide que diplomas do CESM eram legais

Edmir Conceição | 30/09/2011 20:34

Quase seis anos depois, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que eram legais os procedimentos de "reclassificação" e "aceleração de curso” (antigo supletivo, hoje EJA) utilizados pela escola CESM (Centro de Educação Sul-Matogrossense).

Em março de 2005, o Conselho Estadual de Educação cancelou 123 diplomas de conclusão de Ensino Médio de ex-alunos da escola. A escola também teve cassado o direito de oferecer cursos. A empresa recorreu à Justiça e a decisão coloca em dúvida denúncias à época de que a escola estaria vendendo certificados.

De acordo com acórdão do STJ, o Conselho Estadual de Educação cassou um direito que teria guarida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/96). O fato, tratado como escândalo em 2005 deixou a proprietária da escola, Maria do Carmo, com problemas de saúde tão graves que ela acabou morrendo, segundo o advogado Roberto Cunha.

Em razão da decisão do STJ, o advogado diz que será movida uma ação de indenização contra o Estado, “pleiteando o ressarcimento dos danos morais e materiais amargados pela instituição de ensino e seus proprietários“, já que a cassação do registro da escola foi executada pela Secretaria de Educação do Estado. A PGE (Procuradoria Geral do Estado) pode recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos siga no Google Notícias