ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Aposentadoria dos vereadores será votada de novo dia 14

Redação | 06/07/2009 11:58

O presidente e relator da Comissão de Revisão à Lei Orgânica do Município, respectivamente Lídio Lopes (PP) e Mário César (PPS) afirmam que a proposta de aposentadoria dos vereadores será votada em 2ª discussão no dia 14 (terça-feira). A declaração foi feita em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no Plenário Edroim Revertido, na Câmara de Campo Grande.

Pela Constituição Federal, o servidor ocupante de cargo em comissão ou temporário deve ser incluído no regime geral de previdência, ou seja, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Mas a proposta aprovada por unanimidade em 1ª discussão coloca como facultativa a contribuição pelo Instituto de Previdência de Campo Grande.

A justificativa para a manutenção da proposta na pauta de votações é a legislação estadual, que permite a aposentadoria de deputados estaduais. "Se for ilegal, vai ser no município e no Estado também", afirma vereador Mário Cesar. "Estamos seguros, tranquilos. Não fizemos invencionice. Estamos pautados às leis superiores e aos usos e costumes".

A Lei Orgânica Municipal em vigor diz que prefeitos, vereadores, secretários e demais agentes políticos devem ser segurados obrigatoriamente pelo Instituto de Previdência de Campo Grande.

Lídio e Mário César afirmam que, por haver dúvida sobre a constitucionalidade, os vereadores sempre recolheram a contribuição pelo INSS.

Segundo o vereador do PPS, os parlamentares terão que contribuir o mesmo período que qualquer cidadão comum (35 anos de contribuição ou 65 anos de idade), além dos 36 meses de carência.

Ainda conforme os parlamentares, o valor do subsídio será definido com base na média da contribuição feita nos últimos 80 meses.

Nos siga no Google Notícias