ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Aprovado abono de falta para servidor participar de reuniões escolares

Projeto é direcionado apenas para os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 15/03/2018 13:39
Deputados aprovaram projetos durante sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram projetos durante sessão desta quinta-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que autoriza o servidor público estadual a participar de reuniões escolares, tendo abono da falta do dia de trabalho. A intenção é q2ue se valorize este contato com os professores e direção, para melhorar o aprendizado dos alunos.

O autor do projeto, o deputado Pedro Kemp (PT), explicou que muitos pais não podem participar destas reuniões bimestrais, porque ela acontecem na hora do expediente. "A finalidade é garantir o direito do servidor público estadual ao comparecimento nas reuniões de pais realizadas nas escolas de seus filhos".

O deputado destaca que é essencial a participação dos pais na vida escolar das crianças e adolescentes. A proposta de lei estadual só vai valer para servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, sem incluir os trabalhadores da iniciativa privada. "Com a falta abonada, muitos que não compareciam a estas reuniões poderão acompanhar de perto".

Carreiras - Os deputados também aprovaram uma mudança de lei estadual sobre os policiais militares, em que melhora as carreiras dos oficiais especialistas. "A intenção é que aqueles que participam de banda de música tenham um fluxo maior na promoção, já que a lei antiga prejudica a ascensão promocional em função do tempo, assim se corrige uma injustiça", disse o deputado José Carlos Barbosa, relator do projeto.

Outra matéria aprovada nesta quinta-feira (15) "padroniza" a questão de avaliação de desempenhos para diferentes categorias do Estado, corrigindo distorções e fazendo mudanças em regras sobre tabelas de efetivos, em relação as classes e níveis de promoção. "Uma forma de fazer correções em várias categorias, tendo uniformidade nestas avaliações", disse Barbosinha.

Tribunal de Contas - Também foi aprovado o projeto para alterar o regimento do Tribunal de Contas, em relação as prerrogativas do conselheiro. "A intenção é acrescentar que o conselheiro que for relator de um processo, poderá requisitar e exigir documentos dos órgãos analisados. Esta ação não estava bem nítida no texto atual", disse Lídio Lopes (PEN), relator do projeto.

Nos siga no Google Notícias