ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Aprovado exame obrigatório de trombofilia na rede pública de MS

Projeto segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja

Leonardo Rocha | 22/11/2017 13:37
Márcio Fernandes, autor do projeto, ao lado de Antonieta Amorim e Rinaldo Modesto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Márcio Fernandes, autor do projeto, ao lado de Antonieta Amorim e Rinaldo Modesto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto que torna obrigatório a realização de exames para detectar a trombofilia, na rede pública de saúde, em Mato Grosso do Sul. Os deputados aprovaram a matéria em definitivo, na sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

O projeto do deputado Márcio Fernandes (PMDB) destaca que todas as unidades conveniadas pelo SUS(Sistema Único de Saúde) deverão disponibilizar este exame preventivo, de forma gratuita, quando houver solicitação médica.

O autor justificou que é uma forma de evitar maiores complicações, principalmente na gravidez. “Quando for solicitado o exame por um médico, deve ser feito de forma gratuita na rede pública, até para avaliar se o paciente tem pré-disposição para ter a doença, antes não era solicitado, trazendo muitos transtornos".

O deputado também citou que é uma doença que está atingindo mulheres, de diferentes idades. “Este projeto buscar disponibilizar o exame como uma medida preventiva, até para evitar eventuais mortes no futuro, pois com o diagnóstico precoce, significa custo menor para o governo, com tratamento na fase inicial”, explicou.

A trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.

Nos siga no Google Notícias