ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Aprovado projeto que garante ICMS do gás para o Estado

Wendell Reis | 25/04/2012 16:21

Projeto unifica em 4% a alíquota do ICMS cobrada sobre produtos importados

Delcídio também prometeu lutar pela renegociação da dívida dos estados (Foto: Wendell Reis)
Delcídio também prometeu lutar pela renegociação da dívida dos estados (Foto: Wendell Reis)

O Senado Federal aprovou o Projeto de Resolução 72 (PRS 72/2010) que unifica em 4% a alíquota do ICMS cobrada sobre produtos importados. O projeto foi aprovado com uma emenda do senador Delcídio do Amaral (PT), garantindo o recolhimento integral do imposto cobrado sobre a importação do gás natural da Bolívia.

O senador considerou a aprovação uma vitória expressiva para o Estado, tendo em vista que o gás natural é taxado quando entra no município de Corumbá e representa, aproximadamente, 25% da arrecadação com ICMS.

Delcídio alega que se a emenda não tivesse sido aprovada, causaria um prejuízo irreparável ao equilíbrio financeiro da administração do Estado.

Segundo Delcídio, em função das isenções e descontos oferecidos por alguns estados, os produtos importados acabavam entrando no País com preços subsidiados, prejudicando quem gera emprego, produz e investe no País. Durante votação do projeto, Delcídio foi parabenizado pelo também senador, Magno Malta (PR-ES), que elogiou o empenho do senador para defender o Estado.

O projeto precisa ser promulgado pelo presidente do Senado, tendo em vista que a competência para legislar sobre a cobrança do ICMS é do Senado. Após a aprovação da emenda, o senador está tentando aprovar o projeto de sua autoria que regulamenta a cobrança de impostos sobre o “e-commerce”, como é chamado o comércio feito pela internet.

Delcídio ressalta que hoje os estados não recebem ICMS sobre o comércio eletrônico e com o projeto passaria a compartilhar com os estados vendedores. O senador também promete lutar pela renegociação da dívida dos estados, estabelecendo critérios que permitam reduzir o valor principal.

Nos siga no Google Notícias